top of page
VozRibatejana.gif
CMB 252x115-2.jpg
Banner Salvaterra 25.jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

“Momento simbólico” assinala Colete Encarnado


As restrições associadas ao combate à pandemia da covid-19 impedem a realização da generalidade das festas populares. O Colete Encarnado, como é sabido, não foge à regra, mas a Câmara de Vila Franca vai marcar a data com um momento simbólico de homenagem aos campinos, na manhã do próximo sábado, junto ao Monumento ao Campino.

De acordo com o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, na manhã de dia 4 de Julho, no horário tradicional das 10h00, vai “cumprir-se a tradição de fazer a deposição de uma coroa de flores no Monumento ao Campino”. Este momento simbólico alusivo ao Colete Encarnado, “contará, para o efeito, com a presença de alguns campinos, que irão assim participar nesta homenagem”.

Mas haverá a preocupação de cumprir todas as normas de distanciamento social, salvaguardando a segurança sanitária dos presentes. Alberto Mesquita mostra-se crente que em 2021 será possível organizar um “grande Colete Encarnado”, prevendo que o programa de animação previsto para 2020 passará para 2021.

Já António Félix, vereador com o pelouro do turismo, salienta que “não poderíamos deixar passar a data em branco e teremos um momento simbólico na manhã de dia 4, marcando a continuidade da nossa ligação às tradições do campo e da Festa Brava”.

O autarca do PS lembra que as votações do concurso das “7 Maravilhas”, em que o Colete Encarnado foi selecionado para a final regional, arrancam no dia 28, e manifesta a expectativa de que a população adira a esta votação, numa forma de “afirmação das nossas tradições”.

Já a direcção da Associação de Tertúlias Tauromáquicas do Concelho de Vila Franca (ATTCVFX) concorda com a decisão de não realizar, este ano, o Colete Encarnado. Mas defende que esta data do Colete Encarnado de 2020 deveria ser assinalada com a entrega do pampilho de honra ao campino escolhido e com a decoração alusiva das janelas do largo da Câmara.

No entender dos responsáveis da ATTCVFX, “com um número restrito de pessoas e de campinos”, seria possível manter este momento. “É o momento alto do Colete Encarnado e pensamos que seria possível mantê-lo, eventualmente no salão nobre da Câmara”, concluem.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana

Tags:

300x250px_banner.png
Bombeiros VFX2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 16 de abril ESFC vs.jpg
bottom of page