top of page
VozRibatejana.gif
CMB 252x115-2.jpg
Banner Salvaterra 25.jpg
  • Joel Balsinha e Jorge Talixa

Associação de Samora tem 11 bombeiros infectados


Quarenta e três elementos do corpo activo da Associação de Bombeiros Voluntários de Samora Correia foram testados nos últimos dias à covid-19 e onze registaram resultados positivos. Estão todos em isolamento profilático e sob acompanhamento da delegada de saúde do concelho de Benavente. A corporação de Samora mantém o seu funcionamento, mas está a contar com o apoio das vizinhas associações de Benavente e de Vila Franca de Xira para assegurar o socorro pré-hospitalar à freguesia de Samora.

O primeiro caso foi confirmado ao final da tarde de domingo, envolvendo um bombeiro da corporação samorense que não reside no concelho de Benavente. Foram de imediato desencadeadas as medidas preventivas previstas no plano de contingência da Associação de Samora Correia, com o controle e rastreio de todas as possíveis linhas de contágio e o autoconfinamento dos efectivos que contactaram nos dias anteriores com o caso identificado.

Na madrugada de segunda-feira foram, assim, feitos testes a 40 bombeiros que tinham contactado, nos dias anteriores, com o colega infectado. O quartel dos Bombeiros de Samora foi, também, objecto de uma “descontaminação total”. Já na noite de segunda-feira foram conhecidos os resultados dos testes realizados, que identificaram mais 10 bombeiros infectados. Uma das análises revelou-se inconclusiva e as restantes 19 negativas. Posteriormente realizaram-se, ainda, mais três testes.

Os bombeiros testados entraram em situação de isolamento profilático, cinco deles no quartel da corporação e os restantes nas respectivas habitações. Ainda chegou a ser ponderada a possibilidade de encerrar temporariamente o quartel, mas a decisão final foi no sentido de manter a actividade, uma vez que “há um número suficiente de bombeiros para manter o funcionamento, que não contactaram com o primeiro infectado”. Já esta quarta-feira, o SMPC de Benavente salienta, em comunicado,

que o corpo de bombeiros de Samora foi “reajustado e reorganizado” por forma a responder dentro da normalidade a todas as ocorrências, à excepção do socorro pré-hospitalar que se encontra garantido por corporações vizinhas”. A Protecção Civil benaventense acrescenta, igualmente, que “todos os bombeiros estão bem de saúde e a situação, face ao cumprimento do protocolo, deve ser encarada com serenidade e tranquilidade pela população”.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana

Tags:

300x250px_banner.png
Bombeiros VFX2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 16 de abril ESFC vs.jpg
bottom of page