Jorge Talixa
Concelho de Vila Franca ultrapassa os 600 casos
O concelho de Vila Franca de Xira registou, esta sexta-feira, mais 17 casos confirmados de infecção com a covid-19, ultrapassando a barreira total dos 600 casos. São 614 situações contabilizadas pelas autoridades de saúde, das quais 331 permanecem activas e 270 casos foram dados como recuperados.
O município vila-franquense está longe dos números registados em concelhos vizinhos como Loures ou Odivelas, mas os problemas de contágio na Região de Lisboa e Vale do Tejo mantêm-se e continuam a preocupar as autoridades de saúde. Até à passada sexta-feira, Vila Franca de Xira tinha duas pessoas infectadas em situação de internamento hospitalar e 329 pessoas em isolamento domiciliário.
O concelho contabiliza, ainda, 13 vítimas mortais da covid-19 e tem mais 307 casos suspeitos em vigilância activa. Por freguesias, a União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e do Forte da Casa soma 201 casos confirmados (mais onze do que na quinta-feira), dos quais 87 dados como recuperados.
A União de Freguesias de Alverca e Sobralinho tem 176 casos (95 recuperados) e a freguesia de Vialonga tem 103 casos (mais 3) e 33 recuperados. Seguem-se a freguesia de Vila Franca de Xira com 60 casos (29 recuperados) e União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz com 42 casos (16 recuperados).
A União de Freguesias da Castanheira e Cachoeiras tem 32 casos confirmados (mas 3) e 10 recuperados. Na região, a preocupação está, também, centrada nos concelhos de Alenquer (162 casos confirmados e 88 activos) e de Azambuja (133 casos confirmados, 97 activos e dois óbitos). O concelho de Benavente tem 72 casos confirmados (21 activos e dois óbitos) e o concelho de Arruda mantém 18 casos (seis activos e um óbito).
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana