Jorge Talixa
Colete Encarnado na final regional das 7 Maravilhas
O Colete Encarnado é uma das sete finalistas apuradas no distrito de Lisboa para o concurso das “7 Maravilhas da Cultura Popular”. Os especialistas escolhidos pela organização escolheram 140 finalistas regionais (sete por cada distrito e por cada região autónoma) entre as 504 candidaturas apresentadas.
Segue-se uma fase de apuramento do vencedor em cada uma das 20 regiões e a selecção final das “7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa” terá lugar no início de Setembro. Na final regional de Lisboa, o Colete Encarnado vai “enfrentar” candidaturas como a do Santo António de Lisboa, as Festas do Divino Espírito Santo de Alenquer e o Carnaval de Torres Vedras.
Já no distrito de Santarém, entre as sete finalistas estão as Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem de Constância, a tradição da Cestaria em Junco de Coruche e a Festa e Bênção do Gado de Torres Novas. No distrito de Setúbal destacam-se, entre as selecionadas, as Pinturas Tradicionais em Embarcações da Moita, as Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem também da Moita e a Romaria a Cavalo entre a Moita do Ribatejo e Viana do Alentejo.
As 20 finais regionais iniciam-se a 6 de Julho, com programas transmitidos na RTP, “a partir dos municípios mais pequenos que estiverem a concurso, onde serão diretamente apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares”, sublinha a organização, explicando que, a 16 de Agosto, haverá, ainda, um programa de repescagem,
“onde o voto popular decidirá quais os 8 repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais”. Estes 28 semi-finalistas serão, depois, distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, que irão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de Agosto. A 5 de Setembro será efetuada a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular®.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana