top of page
voz_ribatejana_25abril_comemor.municip.27x4cm.jpg
CMB 252x115-2.jpg
XiraSoundFest24_Voz Ribatejana_17,8x6,6cm(1).jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Câmara investe 15,7 milhões na frente ribeirinha


A Câmara de Vila Franca de Xira quer iniciar em 2021 as obras de requalificação da frente ribeirinha da União de Freguesias de Alverca e Sobralinho. A obra envolve um investimento de 15, 7 milhões de euros, com seis quilómetros de passeio ribeirinho, a recuperação da antiga praia fluvial de Alverca e a construção de duas passagens sobre a linha férrea.

O Parque Linear Ribeirinho Estuário do Tejo Alverca-Sobralinho integra, ainda, passadiços sobre uma zona húmida de “grande importância ecológica” (Salgados) e um espaço multifuncional para actividades de recreio, desporto e lazer. Posteriormente deverá ser, também, recuperado o antigo moinho de maré do Adarse.

Segundo Alberto Mesquita, presidente da edilidade vila-franquense, a execução deste projecto deverá avançar em 2021 e ficar concluída no ano seguinte. O autarca do PS admite que não há, para já, garantias de financiamento comunitário do projecto, mas afiança que, mesmo que não haja comparticipação, a Câmara concretizará a obra, recorrendo a um empréstimo bancário se for necessário.

“É um projecto ambicioso, mas que vamos concretizar”, afiançou o edil, sublinhando que, independentemente do quadro de pandemia e da redução das receitas municipais, esta obra é considerada uma prioridade. O futuro Parque Ribeirinho Alverca-Sobralinho ligará ao já existente Parque Ribeirinho da Póvoa de Santa Iria.

“A estratégia é dar continuidade ao parque já existente (freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa), mas aqui a diversidade é ainda maior, o número de habitats naturais para se ver é maior e até se poderá ver aviões em manobras na pista”, salientou Luís Paulo, um dos arquitectos responsáveis pela elaboração do projecto.

A apresentação decorreu na manhã deste sábado, assinalando de algum modo o Dia Mundial do Ambiente. Uma manhã de sábado onde o parque já existente atraiu largas dezenas de utentes de todas as idades, que ali praticavam actividades de passeio, corrida, ciclismo e de treino de artes marciais e de fitness.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana

300x250px_banner.png
Bombeiros VFX2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 16 de abril ESFC vs.jpg
bottom of page