top of page
Loja G Site VR-page-001.jpg
300x250(1).jpg
PUB_banner178x66_VozRibatejana_GravuraMM.jpg
banner_178 x66 mm_Site Voz Ribatejana.png
  • Joel Balsinha

Mural de Vile homenageia Afonso de Albuquerque


Alhandra prestou homenagem a Afonso de Albuquerque com um colóquio sobre o seu percurso histórico e a inauguração de um mural pintado pelo grafitter vila-franquense Vile. O mural "Portugal no Mundo de Afonso Albuquerque", de autoria de Ville, foi inaugurado, no domingo, em Alhandra, no âmbito das Jornadas Europeias do Património. A iniciativa pretende homenagear o comandante português que participou na construção do Império, promovendo o cristianismo e o comércio do reino, e que foi nomeado vice-rei da Índia. Afonso de Albuquerque terá nascido numa quinta dos arredores de Alhandra e faleceu, em 1515, em Goa, na Índia.

A inauguração do mural contou com a participação das forças vivas da terra, de um representante da Associação de Malaca, de um professor e investigador da Universidade Nova de Lisboa e de membros executivo da Junta União de Freguesias de Alhandra, S. J. Montes e Calhandriz. A este momento seguiu-se um colóquio denominado "conversas sobre o património", com Luís Farinha Franco, na instalações da Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de Alhandra (CURPIFA), onde foram retratadas as figuras ilustres da vila, além de Afonso de Albuquerque, o seu filho Brás de Albuquerque, Salvador Marques, Soeiro Pereira Gomes, Sousa Martins e tantas outras menos conhecidas. A história de Afonso de Albuquerque é pouco conhecida, referida e

explorada pelos representantes do país. "Afonso não seria bem visto porque desobedeceu várias vezes ao rei e ofuscou os investigadores de procurarem saber mais sobre esta personalidade afamada e diplomata", contou Luísa Timóteo, da Associação de Malaca. "Quando foi o funeral em Goa toda a gente chorava o descobridor português", acrescentou João Padinha, durante os trinta minutos de discussão sobre a temática. A pintura de arte urbana de Vile surgiu de um desafio da "Associação de Malaca para sinalizar este dia com a construção de um mural". O executivo da autarquia local falou com o vila-franquense Vile que deu lugar ao que está visível naquele espaço público, na Rua Augusto Marcelino Chamusco, junto da seção náutica do Alhandra Sporting Club.

Saiba mais na edição impressa de 03 de Outubro do Voz Ribatejana

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
Voz Ribatejana_Dia Crianca23.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 3-6-2023 ADSPIRIA.jpg

Contador de Visualizações

bottom of page