top of page
voz_ribatejana_25abril_comemor.municip.27x4cm.jpg
CMB 252x115-2.jpg
Banner Salvaterra 25.jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Região já tem sala de reabilitação respiratória


O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Estuário do Tejo inaugurou, em Dezembro, uma Sala de Reabilitação Respiratória, instalada no edifício do Centro de Saúde de Alverca. Este novo espaço faz parte do Projeto de Integração de Cuidados - Diagnóstico Precoce da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e Reabilitação Respiratória nos Cuidados de Saúde Primários, desenvolvido em parceria com o Hospital Vila Franca de Xira.

Um projeto que pretende “contribuir para a prestação de cuidados de saúde de proximidade na área das doenças respiratórias, aumentar a acessibilidade, diminuir os episódios de urgência e os internamentos hospitalares, aumentar a qualidade de vida dos cidadãos diagnosticados com estas doenças e promover maior adesão aos programas de reabilitação respiratória”.

Os cidadãos utentes do concelho de Vila Franca de Xira passam a ter acesso a espirometrias e a tratamentos de reabilitação respiratória. As consultas de apoio intensivo à cessação tabágica já se efetuam no ACES Estuário do Tejo desde 2016, nas unidades de saúde de Alverca e de Samora Correia e, recentemente, iniciaram-se também na Unidade da Póvoa de Santa Iria.

A partir deste mês de Janeiro deverão estar igualmente disponíveis na Unidade de Vila Franca de Xira. Durante 2018, está prevista a abertura de mais duas Salas de Reabilitação Respiratória, nos concelhos de Alenquer e Azambuja. Em 2016, segundo a ARSLVT, foram diagnosticados no ACES Estuário do Tejo 2018 doentes com DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica), sendo que 1025 pertencem ao concelho de Vila Franca de Xira.

Saiba mais na Edição impressa de 3 de Janeiro do Voz Ribatejana

Tags:

300x250px_banner.png
Bombeiros VFX2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 16 de abril ESFC vs.jpg
bottom of page