Bombeiros de Alverca celebram 91 anos
Os Bombeiros Voluntários de Alverca (BVA) comemoraram o seu 91º aniversário no passado fim-de-semana de 18 e 19 de Novembro. O programa comemorativo dividiu-se em duas fases. Primeiro com uma visualização pública de um vídeo sobre a instrução na Escola Conjunta de Bombeiros do Município e com um “exercício Livex” de "acidente de viação". Na segunda parte com hastear das bandeiras no quartel, romagem ao cemitério e sessão solene, esta última com considerações relevantes sobre a atualidade vivida nos corpos de bombeiros.
"O propósito principal de um corpo de bombeiros é executar a prevenção e garantir o socorro em primeiro lugar na sua área de atuação própria. E para executar esta missão não basta só ter material de excelência. É necessário bombeiros disponíveis e bem-formados. A formação no nosso corpo de bombeiros é prioridade para que o socorro seja prestado eficazmente”, vincou o comandante dos BVA, Alberto Fernandes.
"Este ano foi penoso a nível nacional a respeito das vítimas dos incêndios florestais decidimos comemorar este aniversário sem festividades, mas com a solenidade que a efeméridade merece. O nosso corpo de bombeiros compõe-se de 90 elementos voluntários dos quais 24 em regime permanente. As bombeiras já representam 32% do total. São os voluntários que à noite e ao fim-de-semana formam a atividade do nosso corpo. Fizemos 27.000 serviços e os nossos veículos todos juntos percorreram 370.000km que seria o suficiente para dar nove voltas à terra", salientou, por seu turno, Luís Coimbra, presidente da direcção dos BVA.