• Jorge Talixa

Tertúlia de Alhandra celebra 25 anos e homenageia Victor Mendes


Foto: Ana Serra

A Tertúlia “Alhandra a Toireira” comemorou, em Novembro, o seu vigésimo-quinto aniversário. Esta data marcante na vida da tertúlia alhandrense foi assinalada com um almoço, durante o qual foi, também, prestada homenagem ao matador de toiros Victor Mendes. Vítor Silva, presidente da direcção da tertúlia “Alhandra a Toireira”, começou por lembrar que se cumpriam naquele dia 1 de Novembro 25 anos sobre a data em que um grupo de aficionados, considerando o passado de forte ligação de Alhandra à Festa dos Toiros, decidiu criar esta tertúlia.

“Tem sido 25 anos a dinamizar a cultura tauromáquica, não só através de colóquios, palestras, etc, convidando pessoas (entidades) que, através dos seus conhecimentos e referências, ajudam-nos a formar a nossa cultura tauromáquica, mas também na realização e promoção de eventos ligados à tauromaquia, como esperas de touros, corridas de touros, exposições etnográficas e de motivos tauromáquicos, etc”, referiu.“Somos uma colectividade aberta, que interage com a população de Alhandra, participando em vários eventos”, prosseguiu Vítor Silva, destacando algumas das iniciativas integradas na recente edição das Festas de São João.

“Estamos, também, aqui hoje para agradecer ao maestro Victor Mendes, num ano em que o Município de Vila Franca de Xira o homenageou num ciclo de reconhecimento aos grandes toureiros do concelho que tão bem divulgaram o nome de Vila Franca de Xira. Victor Mendes é um dos mais importantes toureiros lusitanos, um dos poucos que chegou a ser figura do toureio. Foi-o com todas as suas consequências. Lidador clássico, “Templado” com o capote, extraordinário bandarilheiro e muito poderoso com a muleta. Um toureiro completo. Um toureiro universal”, vincou o presidente da tertúlia de Alhandra.

Tags:

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações