Vila Franca volta a ter Rua Palha Blanco
- Jorge Talixa
- 16 de jul.
- 3 min de leitura

A cidade de Vila Franca de Xira volta a ter na sua toponímia o nome de José Pereira Palha Blanco. Na manhã desta quarta-feira foram inaugurados três novos topónimos, que marcam também o “baptismo” de troços das estradas nacionais 1 e 10 que atravessam a cidade. O percurso da EN10 entre Alhandra e a “rotunda da marinha” (acesso à variante e à auto-estrada) passa a designar-se “Alameda Colete Encarnado” e o troço seguinte, entre esta rotunda e a Praça de Toiros Palha Blanco, passa a ter o nome de José Pereira Palha Blanco (1854-1937).
Homenageia, assim, o lavrador e ganadero que influenciou muito a vida de Vila Franca no final do século XIX e no primeiro terço do século XX. Já na zona norte da cidade, o troço da Nacional 1 entre a Castanheira e a rotunda do Hospital passa a designar-se Rua Fernando Palha. A cerimónia de lançamento oficial dos novos topónimos realizou-se na Praça de Toiros Palha Blanco e reuniu bastantes familiares dos homenageados. Na memória de muitos estava, também, o facto do nome de Palha Blanco ter sido, em 1974, substituído na principal rua de Vila Franca pelo nome de Alves Redol.
A medida gerou muita controvérsia e foi agora recordada. David Fernandes Silva, técnico superior da Junta de Vila Franca de Xira, frisou que as autarquias locais são regularmente contactadas por pessoas que defendem a reversão dessa mudança de nomes. “A ele se deve a abertura da Rua Palha Blanco, hoje Rua Alves Redol. Não se podendo hoje reverter, esta é uma solução airosa”, vincou David Silva, explicando que a Junta e a Câmara recusaram ao longo dos anos uma nova mudança do nome da rua principal porque isso iria gerar muitas complicações para a vida das pessoas.
Agora, porque a Câmara solicitou (a pedido dos CTT) que a Junta propusesse nomes para os troços das estradas nacionais que atravessam a freguesia, a Junta vila-franquense decidiu propor estes três topónimos, que foram aceites pela Câmara. Miguel Palha, bisneto de José Pereira Palha Blanco, realçou as qualidades humanas do seu antepassado. “Cinco décadas passadas apresentaram-nos uma proposta para dar o seu nome a um troço da Estrada Nacional 10. Para mim é um orgulho e uma grande atitude, que faz justiça à sua memória”, sublinhou.
Já Ricardo Carvalho, presidente da Junta de Vila Franca, sustentou que José Pereira Palha Blanco e Fernando Palha “são dois nomes incontornáveis da nossa história. Foi graças ao empenho de José Pereira Palha Blanco que a praça de toiros aqui foi inaugurada em 1901, tornando-se um palco da tradição que se mantém até hoje. Foi, acima de tudo, um homem que reconheceu os valores da tradição”, observou o autarca vila-franquense.
Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, referiu, depois, que este é um momento “altamente simbólico” para Vila Franca, porque “reconcilia de certa forma esta grande janela que é o tempo. Foram precisos 50 anos para que isto acontecesse. Vila Franca é o resultado de toda uma história de séculos. E com esta decisão acho que se apazigua a nossa história colectiva. Vila Franca tem uma diversidade imensa e poder partilhar este momento é um gosto imenso e um passo para que possamos ir construindo uma Vila Franca mais serena e mais compreensiva”, rematou o edil.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana