• Jorge Talixa

Vila Franca tem Feira do Toiro em Maio


Foto de Ana Serra


A temporada taurina 2021 de Vila Franca de Xira deverá ter início já nos dias 7 e 8 de Maio, com a Feira do Toiro promovida pela empresa liderada por Ricardo Levesinho. Inicialmente programada para os dias 1 e 2 de Maio, a iniciativa será, assim, adiada por uma semana, porque as restrições impostas no âmbito da pandemia não permitiam a sua realização no primeiro fim-de-semana de Maio.


“A razão desta alteração deve-se à inexplicável decisão do governo de, ao contrário de todas as restantes salas de espetáculos, manter as praças de toiros fechadas”, explica a empresa de Ricardo Levesinho, vincando que não desistiu da Feira do Toiro, “defendendo assim o respeito pelo toiro, pelos toureiros e acima de tudo pela tauromaquia”. Segundo refere, a Feira do Toiro de Vila Franca foi idealizada com


“o intuito de homenagear os ganaderos portugueses” e vai “marcar de forma inequívoca o arranque de uma temporada que se espera auspiciosa para a Palha Blanco, com a comemoração do seu 120º aniversário”. De acordo com a Colina Fresca, esta feira terá “base primordial no toiro” e contará com a presença de “duas das mais prestigiadas ganadarias portuguesas” – Veiga Teixeira e Dr. António Silva. A corrida de sexta-feira, dia 7,


está prevista para as 19h00 e a de sábado para as 10h30, uma vez que, no fim-de-semana, os espectáculos têm que terminar até às 13h00. “Demonstramos desta forma que, apesar desta contrariedade, a vontade de dar os espetáculos e comprovando a segurança dos mesmos, é superior a tudo”, sublinha. Na corrida de dia 7 actuam, assim, perante toiros Dr. António Silva, os cavaleiros António Telles, Luís Rouxinol e Duarte Pinto.


Pegam os Forcados Amadores de Vila Franca e de Alcochete. Já na manhã de sábado, perante seis toiros Veiga Teixeira, actuam os cavaleiros Luís Rouxinol Jr e António Prates, num “mano a Mano entre os dois cavaleiros mais destacados do momento”. As pegas são da responsabilidade dos Amadores de Montemor e dos Amadores de Vila Franca.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Tags:

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações