Vila Franca de Xira tem um “novo” clube
- Jorge Talixa
- 6 de mar.
- 2 min de leitura

Um novo clube “nasceu” há três meses em Vila Franca de Xira. Mas o processo e as razões suscitam algumas dúvidas. Por escritura pública datada de 28 de Novembro passado foi constituído o Sport União Desportiva Vilafranquense 1957 (SUDV1957), associação que parece de alguma forma ter sido criada para suceder à União Desportiva Vilafranquense (UDV).
De facto, em assembleia-geral da UDV realizada em meados de 2023 foi aprovada a proposta de criação de uma colectividade herdeira da actividade desportiva da UDV, mas desde então mais nada se soube publicamente sobre o assunto e o nome e os estatutos deveriam ter sido discutidos em assembleia.
Agora, David Pato Ferreira, vereador da Coligação Nova Geração e sócio da UDV, percebeu que o novo SUDV1957 já consta da lista de colectividades identificadas no portal do associativismo de Vila Franca de Xira. O eleito social-democrata questionou o executivo PS sobre o tema.
“Este registo no Portal do Associativismo quer dizer que preenche os requisitos para receber fundos do Programa de Apoio Municipal ao Associativismo?”, questionou David Pato Ferreira, que quis saber se o executivo camarário tem conhecimento disto e se sabe que “esta decisão de criar uma nova associação foi feita à revelia dos sócios e da comunidade vila-franquense”.
Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca, disse, depois, que o registo foi feito porque foi apresentada a documentação necessária mas que, de acordo com as normas do PAMA, as associações só poderão beneficiar de apoios camarários um ano depois da sua constituição.
Os estatutos do SUDV1957, a que o Voz Ribatejana teve acesso, referem que o clube tem como fim “desenvolver a educação física, promovendo a expansão da prática desportiva em qualquer modalidade, bem como proporcionar os associados meios de convívio social, recreativo e cultural”. O Sport Vilafranquense tem sede no Campo do Cevadeiro.
Foi fundado por Paulo da Luz, David Pereira de Sousa e Márcio de Oliveira. Já elegeu, entretanto, os seus primeiros corpos sociais. David Sousa é o presidente da direcção, acompanhado por Carla Lagarto (vice-presidente) e Pedro Simão (tesoureiro).
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana