top of page
Banner_VR_178x66mm.jpg
AF-Banner - 178x66mm-AniversarioVFX - Voz Ribatejana-1-page-001.jpg
GMD25_VozRibatejana.jpg

Vila Franca de Xira tem um “novo” clube

  • Foto do escritor: Jorge Talixa
    Jorge Talixa
  • 6 de mar. de 2025
  • 2 min de leitura

Um novo clube “nasceu” há três meses em Vila Franca de Xira. Mas o processo e as razões suscitam algumas  dúvidas. Por escritura pública datada de 28 de Novembro passado foi constituído o Sport União Desportiva Vilafranquense 1957 (SUDV1957), associação que parece de alguma forma ter sido criada para suceder à União Desportiva Vilafranquense (UDV).


De facto, em assembleia-geral da UDV realizada em meados de 2023 foi aprovada a proposta de criação de uma colectividade herdeira da actividade desportiva da UDV, mas desde então mais nada se soube publicamente sobre o assunto e o nome e os estatutos deveriam ter sido discutidos em assembleia.


Agora, David Pato Ferreira, vereador da Coligação Nova Geração e sócio da UDV, percebeu que o novo SUDV1957 já consta da lista de colectividades identificadas no portal do associativismo de Vila Franca de Xira. O eleito social-democrata questionou o executivo PS sobre o tema.


“Este registo no Portal do Associativismo quer dizer que preenche os requisitos para receber fundos do Programa de Apoio Municipal ao Associativismo?”, questionou David Pato Ferreira, que quis saber se o executivo camarário tem conhecimento disto e se sabe que “esta decisão de criar uma nova associação foi feita à revelia dos sócios e da comunidade vila-franquense”.


Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca, disse, depois, que o registo foi feito porque foi apresentada a documentação necessária mas que, de acordo com as normas do PAMA, as associações só poderão beneficiar de apoios camarários um ano depois da sua constituição.


Os estatutos do SUDV1957, a que o Voz Ribatejana teve acesso, referem que o clube tem como fim “desenvolver a educação física, promovendo a expansão da prática desportiva em qualquer modalidade, bem como proporcionar os associados meios de convívio social, recreativo e cultural”. O Sport Vilafranquense tem sede no Campo do Cevadeiro.


Foi fundado por Paulo da Luz, David Pereira de Sousa e Márcio de Oliveira. Já elegeu, entretanto, os seus primeiros corpos sociais. David Sousa é o presidente da direcção, acompanhado por Carla Lagarto (vice-presidente) e Pedro Simão (tesoureiro). 


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


ezgif.com-animated-gif-maker(5).gif
CNE_EP2026_banner_regional_300x250.png
MREC 300 x 250 px.png
Colheita 11jan26-2.jpg
Passagem de Ano - UDCAS-2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited(adjusted).jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 11jan26.jpg

Contador de Visualizações

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 1360 A)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (938 850 664), Nuno Sousa (967 755 664)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (25 números) 18 euros - Resto da Europa - 1 ano 50 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

bottom of page