Sindicato suspende greve na recolha de lixo de Vila Franca
- Jorge Talixa

- há 4 dias
- 2 min de leitura

A Direcção Regional de Lisboa do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) anunciou, na manhã desta quarta-feira, que foi suspensa a greve prevista para os dias 26 a 29 no serviço de recolha de lixo da Câmara de Vila Franca de Xira. A paralisação anunciada nos últimos dias visava, entre outras reivindicações, “garantir o pagamento dos direitos remuneratórios durante o período de férias, incluindo suplementos de penosidade e insalubridade, e de trabalho nocturno, bem como os respectivos retroactivos”.
De acordo com o STAL, num email dirigido à estrutura sindical às 19h14 desta terça-feira, a Câmara “cedeu às reivindicações dos trabalhadores”, com “o pagamento dos valores devidos e respectivos retroactivos durante o ano de 2026”. Ao princípio da manhã de quarta-feira, os trabalhadores do serviço de higiene e limpeza da Câmara de Vila Franca “decidiram por votação adiar a greve durante o período de negociações”.
No email dirigido ao STAL, a que o Voz Ribatejana teve acesso, a Câmara mostra-se disponível para, no quadro da execução do Plano e Orçamento para 2026, “abrir negociações com o STAL com o objectivo de estudar um plano de pagamento plurianual relativo aos retroactivos a 2014, que integrem, para além do subsídio de trabalho nocturno, o SPI (suplemento de penosidade e insalubridade) relativo ao mês de férias”.
Recorde-se que, no pré-aviso de greve, o STAL reivindicava também “a continuação e condução célere das negociações para a actualização e aplicação do ACEP, garantindo condições de trabalho dignas e valorização dos direitos adquiridos; e assegurar o pagamento da majoração do trabalho suplementar quando ultrapassadas as 100 horas anuais”. O Sindicato acusava, então, a Câmara de não ter enviado uma resposta escrita em que “assuma o pagamento dos valores devidos”.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana









.jpg)





