Sete colhidas nas largadas e cinco detenções na feira de Vila Franca
- Jorge Talixa
- há 3 dias
- 2 min de leitura

Centenas de milhares de pessoas passaram pela edição 2025 da Feira Anual de Vila Franca de Xira, que decorreu de 3 a 12 de Outubro. O bom tempo ajudou, as esperas e largadas atraíram muitos milhares de aficionados, as corridas de toiros encheram a Praça Palha Blanco e no, Parque do Cevadeiro, as tasquinhas, os 104 feirantes e os 94 artesãos também atraíram muitos visitantes.
O relatório operacional do Serviço Municipal de Protecção Civil de Vila Franca de Xira contabiliza 100 ocorrências na Feira de Outubro, que originaram um ferido grave (evacuado para hospital) e dez feridos leves (também evacuados para hospital). As causas principais envolveram colhidas (7), intoxicação (2), trauma (35), queda (11), doença súbita (30) e outros (15).
O Posto Médico Avançado, colocado no recinto da Feira, prestou assistência a um total de 89 vítimas. O dispositivo operacional de prevenção contou, este ano, com 210 operacionais e 112 veículos, de bombeiros e Protecção Civil.
PSP realça “sentimento de segurança”
A Divisão Policial de Vila Franca de Xira faz, também, um balanço muito positivo dos dez dias da Feira Anual vila-franquense, no que diz respeito ao dispositivo de segurança e de regulação do trânsito e do estacionamento. De acordo com o subintendente Bruno Carvalho Pereira, comandante da Divisão Policial, este evento de grande dimensão “decorreu com um elevado e generalizado sentimento de segurança por parte dos visitantes.
Tal resultado deveu-se ao rigoroso Planeamento Operacional delineado pela PSP, que mobilizou diversas valências policiais (patrulhamento, ordem pública, trânsito, fiscalização e investigação criminal), permitindo uma intervenção firme e eficaz, em linha com o sucesso da edição anterior”.
Segundo a Divisão Policial de Vila Franca, nos dez dias do certame registaram-se “duas detenções por posse de arma proibida, uma detenção pelo crime de falsificação e duas detenções por resistência e coação”. De um modo geral, o evento decorreu “sem qualquer outro incidente a registar”.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana