top of page
Banner Samorense2.jpg
AF-Banner - 178x66mm-AniversarioVFX - Voz Ribatejana-1-page-001.jpg
GMD25_VozRibatejana.jpg

Quadruplicação está em consulta pública e atinge mais de 40 edifícios

  • Foto do escritor: Jorge Talixa
    Jorge Talixa
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura

O estudo de impacte ambiental (EIA) do projecto de modernização (quadruplicação) da Linha do Norte entre Alverca e Castanheira do Ribatejo está desde esta segunda-feira em consulta pública, num processo de participação que vai decorrer até 27 de Fevereiro. A documentação agora disponibilizada sublinha que em causa está a modernização e alargamento de um troço ferroviário com cerca de 12,5 quilómetros, que deverá criar condições para a circulação de mais comboios suburbanos e regionais e para a passagem de comboios de alta velocidade.


As obras previstas e o alargamento (em cerca de 11 metros) deste troço da Linha do Norte vão gerar impactes graves, sobretudo nas travessias da cidade de Vila Franca de Xira e da vila de Alhandra. O processo tem gerado muito descontentamento no concelho e especialmente nas duas localidades previsivelmente mais afectadas. Autarcas e grupos de moradores defenderam a opção pelo “enterramento” da linha, mas a Infraestruturas de Portugal considera que essa opção é financeira e tecnicamente inviável.


Também por isso, o estudo de impacte ambiental não apresenta soluções alternativas à quadruplicação à superfície e no actual corredor ferroviário. O EIA sustenta que este projecto visa modernizar e aumentar a capacidade deste troço da Linha da Norte e não a criação de uma nova linha. Nesse sentido, a passagem de duas para quatro vias de circulação é considerada imprescindível, criando condições para acolher também os comboios de alta velocidade que farão as ligações entre Lisboa e o Porto.


As duas vias centrais serão dedicadas a circulações mais lentas e as laterais a comboios rápidos. Mas os impactes ao longo destes 12,5 quilómetros serão grandes. De acordo com o EIA, o projecto implicará, entre outras situações, a afectação/demolição de mais de 40 edifícios (prédios de habitação e comerciais, moradias, armazéns e instalações industriais), cerca de 15 dos quais habitados e alguns apontados como “devolutos”. Serão igualmente afectados o antigo campo de futebol do Alhandra e um ginásio da Cimpor utilizado pela Euterpe Alhandrense e cortados cerca de 1800 metros quadrados no jardim municipal ribeirinho de Vila Franca de Xira.


O corte de largas dezenas de árvores (especialmente na Avenida Afonso de Albuquerque de Alhandra e no Jardim Constantino Palha) e de algumas áreas de estacionamento são outras das consequências previstas. O estudo garante que haverá, todavia, novos jardins em Alhandra e Vila Franca e cinco novos parques de estacionamento. Deverão ser, também, construídas novas estações em Alhandra e em Vila Franca.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


ezgif.com-animated-gif-maker(5).gif
CNE_EP2026_banner_regional_300x250.png
300x250 estatico.jpg
VII Festival das Sopas - CNE 342-2.jpg
cartaz_roda de conversa_v4 (1) (1)(1)2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited(adjusted).jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita SCM.png

Contador de Visualizações

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 1360 A)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (938 850 664), Nuno Sousa (967 755 664)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (25 números) 18 euros - Resto da Europa - 1 ano 50 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

bottom of page