top of page
Banner Festa Vinha.jpg
Voz Ribatejana banner 17.8x6.6cm.jpg
Banner Voz Ribatejana 178x66mm 150dpi.jpg

Póvoa tem primeiro posto de hidrogénio do País

  • Foto do escritor: Jorge Talixa
    Jorge Talixa
  • 30 de set.
  • 2 min de leitura
ree

A HyChem - Indústria Química (antiga Solvay Portugal) inaugurou, na passada sexta-feira, o primeiro posto privado de abastecimento de hidrogénio do País. A unidade industrial da Póvoa de Santa Iria tem uma tradição de quase 90 anos na produção de hidrogénio e está a desenvolver vários projectos, alguns dos quais pioneiros, no domínio da diversificação da utilização do hidrogénio. Através da sua fábrica de Cloreto de Sódio, a indústria química da Póvoa de Santa Iria pode produzir até 1700 toneladas de hidrogénio por ano e muito em breve a HyChem vai passar a injectar hidrogénio na rede de gás natural da região de Lisboa, numa parceria com a Floene.


Manuel Gil Antunes, presidente do conselho de administração e da comissão executiva da HyChem, começou por lembrar que, há 4 anos, “iniciámos uma jornada rumo à revitalização e reindustrialização do parque industrial da nossa empresa, que durante anos se chamou Solvay Portugal e passou a chamar-se HyChem. A escolha do nome foi um sinal da nossa aposta no valor de um produto que aqui era produzido há 90 anos, o hidrogénio”, explicou o administrador da HyChem, vincando que o hidrogénio é um dos focos principais do plano estratégico da empresa.


Depois, Manuel Gil Antunes observou que, até 2026, a HyChem tem projectados investimentos de mais de 40 milhões de euros no seu complexo industrial da Póvoa de Santa Iria, parte dos quais já estão concretizados. “Chegou o momento de inaugurarmos o primeiro posto privado de abastecimento de hidrogénio do País, um projecto que realizamos com uma grande dedicação da HyChem, dos nossos colaboradores e dos nossos parceiros.


Lançamos também hoje a marca Hy2Move, destinada ao mercado, fornecendo uma energia de alta qualidade e pureza, já certificada pela Toyota e pela Salvador Caetano”, salientou Manuel Gil Antunes, frisando que o novo posto estará aberto a todos os veículos e operações, podendo servir particulares, municípios, empresas municipais, empresas de transporte de passageiros e de mercadorias e outras que utilizem o hidrogénio.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


christmas-1089310_960_720_edited.jpg
ezgif.com-animated-gif-maker(2).gif
Colheita 20nov25-2.jpg
CPA Encontro do Tocador Tradicional2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 20nov25.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 1360 A)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (938 850 664), Nuno Sousa (967 755 664)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (25 números) 18 euros - Resto da Europa - 1 ano 50 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

bottom of page