Póvoa tem primeiro posto de hidrogénio do País
- Jorge Talixa

- 30 de set.
- 2 min de leitura

A HyChem - Indústria Química (antiga Solvay Portugal) inaugurou, na passada sexta-feira, o primeiro posto privado de abastecimento de hidrogénio do País. A unidade industrial da Póvoa de Santa Iria tem uma tradição de quase 90 anos na produção de hidrogénio e está a desenvolver vários projectos, alguns dos quais pioneiros, no domínio da diversificação da utilização do hidrogénio. Através da sua fábrica de Cloreto de Sódio, a indústria química da Póvoa de Santa Iria pode produzir até 1700 toneladas de hidrogénio por ano e muito em breve a HyChem vai passar a injectar hidrogénio na rede de gás natural da região de Lisboa, numa parceria com a Floene.
Manuel Gil Antunes, presidente do conselho de administração e da comissão executiva da HyChem, começou por lembrar que, há 4 anos, “iniciámos uma jornada rumo à revitalização e reindustrialização do parque industrial da nossa empresa, que durante anos se chamou Solvay Portugal e passou a chamar-se HyChem. A escolha do nome foi um sinal da nossa aposta no valor de um produto que aqui era produzido há 90 anos, o hidrogénio”, explicou o administrador da HyChem, vincando que o hidrogénio é um dos focos principais do plano estratégico da empresa.
Depois, Manuel Gil Antunes observou que, até 2026, a HyChem tem projectados investimentos de mais de 40 milhões de euros no seu complexo industrial da Póvoa de Santa Iria, parte dos quais já estão concretizados. “Chegou o momento de inaugurarmos o primeiro posto privado de abastecimento de hidrogénio do País, um projecto que realizamos com uma grande dedicação da HyChem, dos nossos colaboradores e dos nossos parceiros.
Lançamos também hoje a marca Hy2Move, destinada ao mercado, fornecendo uma energia de alta qualidade e pureza, já certificada pela Toyota e pela Salvador Caetano”, salientou Manuel Gil Antunes, frisando que o novo posto estará aberto a todos os veículos e operações, podendo servir particulares, municípios, empresas municipais, empresas de transporte de passageiros e de mercadorias e outras que utilizem o hidrogénio.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana















