top of page
Banner Enguia_edited.jpg
Banner Cinanima_edited-2.jpg
Banner Site AF_CL26_VR_Print (1)-page-001.jpg

Processo de revitalização garante continuidade da ABEI

  • Foto do escritor: Jorge Talixa
    Jorge Talixa
  • 14 de jan.
  • 2 min de leitura

A Associação de Bem-Estar Infantil (ABEI) de Vila Franca de Xira conseguiu a aprovação de um Plano Especial de Revitalização que lhe permite encarar o futuro com mais confiança. O processo envolveu a negociação de créditos de cerca de 4,5 milhões de euros, com recurso a um novo financiamento bancário. A maior instituição social de Vila Franca de Xira e uma das maiores do concelho celebrou 50 anos de existência em Maio. O Processo Especial de Revitalização (PER) e o plano global de recuperação da ABEI de Vila Franca de Xira foram aprovados no final de 2025 e vão permitir dar continuidade ao trabalho social da instituição, que emprega cerca de 250 funcionários e apoia perto de 2 mil utentes.


A maior instituição vilafranquense  atravessa, há anos, dificuldades financeiras complicadas. Agora, a direcção da ABEI, presidida por Miguel Branco, considera que estão reunidas as condições para garantir os investimentos necessários e a viabilidade da instituição. “No final de 2025, a Associação Para o Bem-Estar Infantil (ABEI) de Vila Franca de Xira logrou com sucesso a aprovação de um Processo Especial de Revitalização (PER), abrangendo a negociação de créditos de 4,5 milhões de euros, com recurso a um novo financiamento bancário.


O plano agora aprovado garante a liquidação integral e imediata das obrigações em dívida ao Estado, e a liquidação parcial e imediata das obrigações em dívida a entidades financeiras e outros credores, com acordos de redução de dívida, entre os 50% e os 75%”, sustentam os responsáveis da ABEI, frisando que, “graças a uma estreita colaboração com uma prestigiada entidade bancária, a qual reconheceu o valor e o trabalho por trás de uma gestão equilibrada, a negociação teve um resultado positivo, mantendo o objectivo e a missão de garantir a viabilidade do futuro económico e financeiro de uma das maiores associações do concelho de Vila Franca de Xira, que presta serviços a um universo de 2000 utentes, na área da educação, saúde e acção social”. 


A direcção da ABEI “realça a importância da concretização da reestruturação do serviço da dívida, contraída entre os anos 2008 a 2018, imprescindível para dotar a instituição dos investimentos futuros necessários à sua consolidação e crescimento orgânico, assegurando a continuidade nas respostas sociais e futuros desafios”. Este processo de revitalização vai ter, também, impacto nos cerca de 250 trabalhadores da instituição, “sendo eles também uma prioridade ao longo das várias fases do processo de reestruturação”, afiança a direcção da ABEI.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


ezgif.com-animated-gif-maker(5).gif
ezgif.com-animated-gif-maker(6).gif
APA_Always On_ Castelo_300x250 _ Voz Ribatejana _ Banner.png
Pole Dance2.jpg
Folheto Palestra A4 - Dia Internacional Mulher - 2026-page-001-2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited(adjusted).jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 21fev26.jpg

Contador de Visualizações

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 1360 A)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (938 850 664), Nuno Sousa (967 755 664)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (25 números) 18 euros - Resto da Europa - 1 ano 50 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

bottom of page