top of page
voz_ribatejana_25abril_comemor.municip.27x4cm.jpg
festival-arroz-carolino-2024.png
XiraSoundFest24_Voz Ribatejana_17,8x6,6cm(1).jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Pressão sobre as urgências aumenta em Vila Franca


A procura das urgências do Hospital de Vila Franca de Xira tem aumentado nas últimas semanas, por diversos motivos associados às doenças respiratórias, à pandemia e à falta de capacidade de resposta noutros hospitais da região.


O Voz Ribatejana sabe, todavia, que não há registo, até ao momento, de médicos do Hospital vila-franquense que tenham apresentado documentos de escusa de responsabilidade e de recusa de realização de mais de 150 horas de trabalho extraordinário nas urgências.


Esse tem sido o cenário em vários hospitais de diversas regiões do país e, de acordo com estruturas sindicais, serão já mais de 2000 os médicos que formalizaram a recusa de fazerem mais de 150 horas de trabalho extraordinário por ano.


Como consequência hospitais como o Beatriz Ângelo (Loures) e o de Santarém estão com sérias dificuldades para compor as escalas nalgumas especialidades das urgências. Os utentes dessas áreas acabam por ser encaminhados para outras unidades hospitalares e uma parte significativa tem Vila Franca de Xira como a alternativa mais próxima.


Fonte hospitalar assegura que ainda não foi necessário solicitar ao CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) o reencaminhamento para outros hospitais de utentes da área de influência do Hospital de Vila Franca transportados em ambulância, mas que a afluência ainda mais elavada do que o habitual já obrigou, nalguns momentos, a solicitar o “desvio” de utentes de hospitais vizinhos que poderiam ser canalizados para Vila Franca.


O aproximar do Inverno (época de maior procura das urgências) está a gerar muita preocupação e o Governo promete tomar medidas, em articulação com a Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde.


Fala-se em eventuais modelos de rotatividade de funcionamento das urgências hospitalares na Região de Lisboa, mas o ministro Manuel Pizarro já assegurou que isso não fará sentido se os utentes tiverem que ser “desviados” hospitais muito distantes.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


300x250px_banner.png
Feira Tertulias 2024-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 16 de abril ESFC vs.jpg
bottom of page