Povoense sobe, Carregado “estraga” festa em Vialonga
- Jorge Talixa
- há 2 dias
- 2 min de leitura

Como se previa e como tinha noticiado o Voz Ribatejana, a jornada do passado domingo foi particularmente emotiva na Série 1 da 2ª Divisão Distrital de Lisboa. Santa Iria e Vialonga partiam com dois pontos de avanço sobre o Povoense, mas a disputa de “vantagens” nos confrontos directos entre as três equipas ainda podia alterar muita coisa. E foi isso mesmo que aconteceu.
Santa Iria e União Povoense ganharam e o Vialonga não foi além de um empate (caseiro) frente ao quarto colocado Carregado. Com estes resultados, o Santa Iria venceu série com 60 pontos e assegurou a subida à 1ª Distrital. Logo a seguir, com 58 pontos, ficaram Povoense e Vialonga, mas a equipa da Póvoa de Santa Iria tem vantagem no confronto directo com o Vialonga (ganhou em casa por 5-1 e perdeu em Vialonga por 4-1).
Nestas condições, o Povoense subiu à segunda posição da tabela e assegurou o regresso à 1ª Distrital. A direcção do UAP expressou a sua satisfação, vincando que “foi uma luta intensa, depois de tudo o que passámos”. Mas que “o sucesso veio e o caminho valeu a pena”. Os responsáveis da equipa da Póvoa de Santa Iria sublinham que a equipa sénior está, assim, “de volta ao seu lugar” na 1ª Divisão Distrital, de onde descera na época passada.
Em Vialonga, o campo de jogos encheu com centenas de adeptos a apoiarem a equipa da casa, que precisava de vencer para garantir a subida. Os vialonguenses porfiaram, mas não conseguiram criar muitas oportunidades na primeira parte. No segundo tempo, a pressão do Vialonga aumentou, mas o nervosismo da equipa também.
O tempo passava, as diversas oportunidades criadas não eram convertidas por isto ou por aquilo e, ao minuto 87, o Carregado fez 0-1, lançando um balde de água gelada sobre os vialonguenses. O Vialonga ainda empatou já ao minuto 94, mas o empate não foi suficiente para a ambicionada subida. Nos restantes jogos, o Povoense ganhou em Coutada por 3-1 e o Santa Iria, que já não ganhava há sete partidas, bateu o Bucelenses por 1-0.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana