Palha Blanco completa 124 anos e tem feira taurina à porta
- Jorge Talixa

- 30 de set.
- 2 min de leitura

A Praça de Toiros Palha Blanco completa, esta terça-feira, 124 anos de existência. A carismática praça de Vila Franca de Xira apresta-se, também, para mais uma edição da sua feira taurina, que este ano integra duas corridas de toiros e um espectáculo internacional de recortadores. Já no domingo (dia 5), perante toiros Murteira Grave, actuam os cavaleiros Francisco Palha e Tristão Ribeiro Telles, o matador espanhol David de Miranda e o jovem novilheiro vila-franquense Tomás Bastos.
Já na “Terça-Feira Nocturna” participam os cavaleiros João Ribeiro Telles, Miguel Moura e João Salgueiro da Costa, que enfrentam toiros Canas Vigouroux. Pegam os Forcados Amadores de Vila Franca. O Voz Ribatejana quis saber o porquê desta “Feira dos Triunfadores” e se esta filosofia não poderá dar razão aos aficionados que falam de cartéis “repetitivos”.
Bernardo Alexandre, empresário da Praça de Toiros Palha Blanco, considera que “a meritocracia faz um bocadinho de sentido aqui” e que o objectivo foi trazer os triunfadores da Feira de 2024 e das corridas de Junho e do Colete Encarnado, juntando também David de Miranda, triunfador da Feira de Sevilha. “Desde logo temos o Miguel Moura por ter sido o triunfador da feira do ano passado.
Daí incluirmos o Miguel Moura logo na feira deste ano. O João Ribeiro Telles teve um triunfo rotundo no Colete Encarnado deste ano e repetimo-lo na feira. O Francisco Palha foi considerado, pelo Clube Taurino Vilafranquense, triunfador da temporada passada e é um toureiro com uma ligação especial a esta praça, pela envolvência familiar e tudo o mais.
Fazia todo o sentido repeti-lo”, sublinha Bernardo Alexandre, em declarações ao Voz Ribatejana. Já na noite de dia 11 haverá concurso internacional com a participação de doze dos melhores recortadores ibéricos, seis portugueses e seis espanhóis.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana















