Jorge Talixa
Pais protestam junto a Escola de Arcena exigindo obras
Pais e encarregados de educação juntaram-se, na manhã de terça-feira, junto à entrada principal da Escola de Arcena exigindo obras prometidas para o estabelecimento de ensino da freguesia de Alverca. A chuva forte que caiu na tarde de sábado inundou salas do estabelecimento, que devido à falta de condições e e de energia eléctrica e às operações de limpeza não funcionou na segunda-feira.
A Câmara de Vila Franca de Xira sustenta que vai investir 50 mil euros na requalificação da escola e que as obras só não começaram na pausa lectiva da Páscoa como esteve previsto devido aos procedimentos de contratação pública. “A Associação de Pais convocou os encarregados de educação e familiares do agrupamento de Escolas do Bom Sucesso para protesto à porta da escola de Arcena.
O protesto é motivado pela falta de condições existentes e pela negligência das instituições responsáveis pela segurança e bom funcionamento da escola”, explica a Associação de Pais e Encarregados de Educação, afirmando que “há vários anos que a escola aguarda que sejam feitas obras, nomeadamente, de impermeabilização do telhado, uma vez que chove nas salas como se fosse na rua.
A Câmara prometeu que as obras arrancariam nas férias da Páscoa, mas isso, mais uma vez, não aconteceu. As chuvas e o granizo de sábado à tarde inundaram a escola e hoje de manhã não houve aulas”, refere a Associação de Pais em nota divulgada na segunda-feira.
Já a Câmara afirma que, na manhã de segunda-feira, “assim que informadas pela Direção do Agrupamento de que a Escola se encontrava sem energia elétrica”, as equipas de manutenção da autarquia deslocaram-se ao estabelecimento de ensino, tendo restabelecido a energia cerca de 30 minutos depois.
“A Escola Básica de Arcena, à semelhança do restante parque escolar do Concelho de Vila Franca de Xira, é alvo de manutenção permanente de acordo com as necessidades verificadas pelo Município e/ou sinalizadas pelo Agrupamento de Escolas do Bom Sucesso a que pertence”, acrescenta a Câmara, em resposta ao Voz Ribatejana, referindo que a Escola de Arcena “tem sido alvo de várias intervenções de melhoramento ao longo dos anos, nomeadamente, a substituição da cobertura de fibrocimento, a substituição de todos os vãos com aplicação de novas caixilharias, substituição de portas e aduelas, pintura interior e exterior da escola, remoção de rodapés e aplicação de novos, substituição e instalação de novos telheiros, requalificação dos espaços exteriores incluindo campo de jogos e parque infantil, substituição do mobiliário escolar, entre outros”.
A edilidade explica que “está em curso um procedimento de empreitada no âmbito das “Obras de Reparação e Manutenção de Coberturas em Escolas”, que inclui também este edifício escolar, constando no geral da substituição do sistema de impermeabilização das caleiras e muretes, da reparação das juntas de dilatação entre edifícios e zonas de ligação, incluindo todos os trabalhos inerentes à intervenção, com um custo global de cerca de 50 mil euros”.
Segundo a Câmara, “não foi possível iniciar a obra na interrupção letiva da Páscoa, devido às etapas e prazos legais relativos ao procedimento de empreitada” e estava prevista para esta quarta-feira “uma nova visita dos serviços técnicos da Câmara à Escola, para avaliar as condições para o início dos trabalhos”.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments