Novos espaços de acesso à Internet dão polémica
- Jorge Talixa
- há 9 minutos
- 2 min de leitura

Dois novos espaços de acesso à Internet foram instalados, em meados de Novembro, no centro da cidade de Vila Franca de Xira. A iniciativa está integrada no projecto “Bairros Comerciais Digitais” e, para além de conjuntos de “parabólicas”, integra bancos de design moderno onde os interessados podem descansar ou trabalhar e carregar telemóveis e computadores portáteis.
Mas o projecto tem gerado reacções muito diversas, desde os que apreciam a modernidade do mobiliário urbano agora instalado aos que consideram que está completamente desenquadrado naquela zona da cidade. Vítor Silva, vereador da Coligação Nova Geração (PSD/IL) levantou a questão em reunião camarária, questionando se o presidente da Câmara tinha conhecimento e deu o seu aval à instalação destas estruturas.
“Foi com grande surpresa que verificámos que tinham sido colocadas umas parabólicas no centro da cidade, integradas no Bairro Comercial Digital. Ficámos surpreendidos com estas estruturas modernas, em primeiro lugar pela falta de sentido estético daquele mobiliário urbano e, depois, pela sua localização. Será que faz sentido naqueles dois lugares?
E colocamos também aqui a questão da segurança e se o projecto teve o aval da Protecção Civil Municipal”, observou Vítor Silva, lembrando as preocupações que tem havido no Colete Encarnado com a aglomeração de pessoas nesta área da cidade e com a ideia de que “determinadas zonas da cidade não devem ser ocupadas por razões de segurança”.
Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, explicou, depois, que esta instalação foi devidamente avaliada e abordada com o comércio desta área da cidade. “Todas essas questões foram tidas em conta.
A participação do comércio foi fundamental, inclusivamente na colocação das infraestruturas que o senhor vereador apontou e que tiveram uma grande adesão do comércio”, afiançou Fernando Paulo Ferreira, frisando que a Câmara está também a recuperar alguns edifícios nesta área da cidade e que num deles será instalado o Posto de Turismo. “O senhor presidente não responde a nada daquilo que é questionado.
Para além da dita modernidade nada foi trazido a estes locais. O que ali está é de muito mau gosto e, mais uma vez, parece que ninguém pensou nisso”, criticou Vítor Silva. Fernando Paulo Ferreira reagiu, frisando que “temos ali um equipamento de Wi-Fi gratuito e estruturas de carregamento de telemóveis e computadores portáteis e assim continuaremos a fazer”, garantiu o edil.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana








.jpg)






