Nova ETAR de Arruda começa a funcionar em Agosto
- Jorge Talixa
- 28 de jul.
- 2 min de leitura

As obras da nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Arruda dos Vinhos estão quase concluídas e, de acordo com a Águas do Tejo Atlântico (AdTA), a primeira fase do equipamento deverá começar a funcionar já em Agosto. Um investimento de cerca de 4,8 milhões de euros, na completa remodelação e ampliação da antiga ETAR arrudense.
Autarcas locais visitaram os trabalhos no início de Julho. “A nova ETAR irá entrar em funcionamento por fases, sendo que a primeira fase começará a trabalhar já no mês de Agosto. Esta é uma obra fundamental para a melhoria das condições ambientais no concelho e pela qual o executivo da Câmara sempre se bateu, vendo agora os resultados finais deste trabalho de persistência junto das instâncias responsáveis pelo tratamento das águas residuais”, sustenta a edilidade arrudense.
Hugo Ferreira, vice-presidente da AdTA, vinca que esta é uma obra prevista há já alguns anos, mas que teve algumas dificuldades na fase de contratação. “É uma obra fundamental para podermos melhorar o que é o tratamento de águas residuais nesta área, que têm uma mistura muito grande entre aquilo que são as águas residuais domésticas e as águas residuais industriais”, observa o responsável da Águas do Tejo Atlântico, frisando que a obra está na sua fase final.
“É um avanço muito grande, que começou em 2012 e que, felizmente, chega agora ao ponto que queríamos”, refere, lembrando as dificuldades de conciliar as obras com a manutenção do funcionamento da antiga ETAR. Já Carlos Alves, presidente da Câmara de Arruda, realça que este “é um projecto fundamental, que traduz a prioridade dada ao ambiente no concelho de Arruda dos Vinhos. Vai ser fundamental para esta aposta no ambiente”, remata o edil.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana