top of page
Banner VozRibatejana_Digital_178x66mm.jpg
Banner carnaval samora.png
Banner Enguia.jpg

MP arquiva queixa por causa dos pilaretes de Alhandra

Foto do escritor: Jorge TalixaJorge Talixa

O Ministério Público (MP) decidiu arquivar o inquérito aberto na sequência de uma participação da Junta de Alhandra contra a Infraestruturas de Portugal (IP) pela colocação de perto de uma centena de pilaretes separadores no troço da Estrada Nacional 10 que atravessa a vila.


Na participação ao Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa, a autarquia alhandrense sublinhou que os pilaretes, colocados em Março passado, punham em causa a passagem de viaturas de socorro em situações de emergência, prejudicando a segurança da população.


O MP, depois de ouvidas as partes, considerou suficientes as explicações da IP, que alegou que a colocação destas extensas “balizas” de pilaretes visaram disciplinar o tráfego e reduzir a sinistralidade ali verificada.


A Infraestruturas de Portugal assumiu, também, que esta é uma medida provisória e que está a estudar uma solução definitiva para regulação do trânsito neste troço da EN 10, onde a circulação é mais complicada devido aos entroncamentos existentes com a Estrada Nacional 248-3 e com as duas passagens superiores de acesso ao centro da vila de Alhandra.


Na sua participação, a Junta da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz referia que os pilaretes “estão a colocar em causa a prestação de socorro em emergência, impedindo a marcha de urgência das viaturas de socorro e a segurança das mesmas e dos demais”. 


A exposição referia, ainda, que a IP, embora tivesse conhecimento do problema, nada tinha feito para retirar os pilaretes. O MP junto do Tribunal Administrativo de Lisboa inquiriu a IP, que alegou que esta “solução de acalmia e disciplinadora do tráfego visou mitigar um conjunto de problemas de segurança rodoviária aí verificados.


Neste troço da EN 10, entre 2018 e 2023, foram registados 51 acidentes de viação pelas autoridades policiais”, acrescentou a IP, frisando que dois deles provocaram mesmo vítimas mortais (atropelamento e colisão).


Nesse sentido, a IP diz ter adoptado um conjunto de medidas mitigadoras que “têm carácter provisório, já que para o troço em causa a IP está a desenvolver um projecto de execução no âmbito da segurança rodoviária mais abrangente”. 


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Loja G Site VR-page-001.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
anuncio-ajustado.jpg
pipoca.jpg
anúncio-prédio.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 20mar25 EscSecunForteCasa.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 1360 A)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (938 850 664), Nuno Sousa (967 755 664)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (25 números) 18 euros - Resto da Europa - 1 ano 50 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

bottom of page