top of page
Banner_VR_178x66mm.jpg
AF-Banner - 178x66mm-AniversarioVFX - Voz Ribatejana-1-page-001.jpg
GMD25_VozRibatejana.jpg

Moradores da Fonte Santa revoltados com falhas de luz

  • Foto do escritor: Jorge Talixa
    Jorge Talixa
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura
ree

Moradores da Fonte Santa, na freguesia de Vialonga, estão revoltados com os sucessivos problemas de falhas de energia e de falta de potência da rede eléctrica. Ruas por asfaltar, transportes que não chegam a toda a localidade e falhas nas redes de comunicações são outros dos problemas denunciados nas últimas sessões da Câmara e da Assembleia Municipal. Com mais de 700 lotes, a Fonte Santa é a maior área urbana de génese ilegal do concelho de Vila Franca de Xira.


A urbanização situada na zona alta da freguesia de Vialonga terá já perto de 2 mil habitantes e está em boa parte legalizada. Mas a Fonte Santa tem ainda muitas carências, que se agravaram no final de Novembro quando um corte inadvertido de um cabo agravou ainda mais os problemas de falhas na energia eléctrica. Foram dias e dias de muitas horas sem luz e sem equipamentos básicos para a vida de hoje em dia.


A situação foi reparada já no início de Dezembro, mas permanecem os problemas de falta de potência da rede. E permanecem também os problemas de falta de transportes, de ruas por asfaltar e de falhas nas comunicações. “São já seis dias consecutivos de problemas com a electricidade. Temos tentado falar com as entidades competentes e nenhuma nos dá resposta. Temos tido dias de 16 horas sem luz.


A comida vai para o lixo e quando temos luz é fraca, os micro-ondas não funcionam e quem tem tudo eléctrico não consegue aquecer comida”, sublinhou Andreia Cardoso Batista, moradora da Fonte Santa, na sessão camarária de 24 de Novembro, vincando que na urbanização também há muitas zonas sem rede de telemóveis. “Acho que a Fonte Santa foi um pouco esquecida”, lamentou.


António Pinto, outro morador, lembrou que também faltam contentores do lixo e Teresa Silveira observou que há zonas da urbanização onde os autocarros continuam a não chegar e os moradores têm que fazer extensos percursos a pé. Já Carlos Vieira frisou que tem uma neta que precisa de um aparelho de oxigenação e que sem luz o aparelho não funciona.


“Estou ali há mais de 50 anos e as coisas não melhoram. A luz faz falta a todos”, vincou. Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, explicou que a rede eléctrica da Fonte Santa já não era suficiente e que o problema agravou-se com o corte daquele cabo, no dia 19 de Novembro. “Com este incidente, a situação ficou notoriamente pior.


Contactámos logo a E-Redes e tivemos hoje (dia 24) a confirmação do director da E-Redes da realização das obras no decorrer desta semana, havendo também o compromisso dele de melhorar as condições da carga para aquela zona”, referiu o edil. Já na sessão camarária de 5 de Dezembro o assunto voltou a ser abordado, com todas as bancadas da oposição a questionarem o executivo.


Fernando Paulo Ferreira observou que a E-Redes fez uma primeira intervenção de reparação e estabilização da rede e que numa segunda fase vai fazer o seu reforço. “A informação que temos da E-Redes é que já identificou o posto de transformação em que é preciso intervir e que essa intervenção de reforço ficará concluída ainda durante o mês de Dezembro”, rematou o presidente da Câmara.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


ezgif.com-animated-gif-maker(4).gif
IMG-20251206-WA0009-2.jpg
Colheita 13dez25-2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited(adjusted).jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 13dez25.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 1360 A)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (938 850 664), Nuno Sousa (967 755 664)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (25 números) 18 euros - Resto da Europa - 1 ano 50 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

bottom of page