top of page
OP VFX banner_associativ_1000x234px_versao1-2.jpg
ExpoManuelValenteAlves_VR_178x66cm-10.jpg
banner_178 x66 mm_Voz Ribatejana-1-page-001.jpg

Ministra não “tranquilizou” câmaras da região

  • Foto do escritor: Jorge Talixa
    Jorge Talixa
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura
ree

A ministra da Saúde ouviu, esta terça-feira, as preocupações dos cinco municípios servidos pelo Hospital de Vila Franca de Xira, mas não deu respostas conclusivas às preocupações manifestadas pelos presidentes de Câmara da região. Ana Paula Martins mostrou-se disponível para voltar a reunir com os autarcas da região dentro de algumas semanas, quando já estiver concluída a proposta de reorganização das urgências que está a ser elaborada pela Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde.


Na reunião desta terça-feira, solicitada já desde Fevereiro, participaram os presidentes das câmaras de Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira, e o vereador com o pelouro da saúde na Câmara de Alenquer. Os autarcas manifestaram especialmente o “receio” de poder haver intenção de o Governo fechar a Maternidade do Hospital de Vila Franca de Xira. Ana Paula Martins não deu informações conclusivas mas, já esta semana, em entrevista à SIC observou que não está previsto o encerramento de maternidades.


Os autarcas da região inquiriram, também, a ministra sobre “a necessidade de reabrir as urgências de obstetrícia e as urgências pediátricas à noite e aos fins de semana” e deram conta das “preocupações e dos constrangimentos que estas medidas provocam nas populações dos cinco concelhos da área de influência daquela unidade hospitalar”. Na reunião apontaram, igualmente, a falta de médicos de família, frisando que “esta é uma das zonas mais carenciadas de recursos humanos na Região de Lisboa e Vale do Tejo”.


A ministra da Saúde “não pôde apresentar soluções imediatas, mas manifestou a disponibilidade de voltar a receber os cinco autarcas dentro de algumas semanas, logo que esteja concluída a proposta técnica de organização da rede de urgências, pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde”, referem os cinco municípios, que reafirmam a sua preocupação com “a manutenção do encerramento das urgências pediátricas e obstétricas à noite e aos fins de semana, bem como com o risco de futuro encerramento da maternidade do Hospital de Vila Franca de Xira”.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


christmas-1089310_960_720_edited.jpg
ezgif.com-animated-gif-maker(2).gif
Festas Cachoeiras2.jpg
2025 (Página 01)_compressed-page-001(1)2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 6set25.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 1360 A)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (938 850 664), Nuno Sousa (967 755 664)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (25 números) 18 euros - Resto da Europa - 1 ano 50 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

bottom of page