top of page
voz_ribatejana_25abril_comemor.municip.27x4cm.jpg
festival-arroz-carolino-2024.png
XiraSoundFest24_Voz Ribatejana_17,8x6,6cm(1).jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Junta de Vila Franca homenageia antigos presidentes


José Fidalgo Gonçalves, Ricardo Borges Viegas e Alípio Diogo da Silva, antigos presidentes da Junta de Vila Franca de Xira, passam a dar nome a ruas da freguesia que se estendem ao longo da Estrada Nacional 248. A cerimónia de atribuição dos nomes e de descerramento de placas realizou-se neste sábado, junto à Escola Primária de A-dos-Bispos.


Esta homenagem aos autarcas locais faz parte do programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril promovido pela Junta vila-franquense. David Fernandes Silva, técnico superior da Junta de Vila Franca de Xira, observou que o percurso de Ricardo Borges Viegas e de José Fidalgo Gonçalves, enquanto presidentes desta autarquia local, é bastante mais conhecido da população.


Eleito em 1998, Ricardo Viegas seria, depois, substituído, por motivos de doença, por José Fidalgo Gonçalves, que se manteve no cargo de 2001 até 2011. Já o percurso de Alípio Diogo da Silva é menos conhecido, porque foi autarca há mais de 100 anos, na transição do século XIX para o século XX.


Ricardo Carvalho, presidente da Junta de Vila Franca de Xira, disse, depois, que “José Fidalgo Gonçalves foi um presidente que marcou profundamente uma alteração nos serviços da Junta de Freguesia, com serviços diversos em vários âmbitos. Investiu, e muito bem, na própria Junta e na modernização dos equipamentos.


Era um visionário”, salientou o autarca do PS, vincando que “é mais do que justa esta homenagem que lhe fazemos”. Já Marina Tiago, vice-presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, começou por realçar que teve o “privilégio” de conhecer “o Fidalgo”, como era por muitos conhecido.


“Foi um homem que incorporou o espírito de ser autarca. Se aqui estivesse certamente que diria que esta homenagem é aos autarcas em geral”, observou Marina Tiago, referindo que a vida de autarca “é uma vida de dedicação à causa pública, à nossa terra e à nossa gente.


O Fidalgo pensou este território de uma forma global e integrada. Partiu demasiado cedo. Tinha, certamente, muita coisa para fazer”, concluiu a vice-presidente da Câmara vila-franquense.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Comments


300x250px_banner.png
15 Caminhada Amor do Peito-page-001-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Cartaz 24 de maio vs.jpg
bottom of page