Ilha muito pouco ecológica em Vila Franca
- Olho Vivo
- 22 de ago.
- 1 min de leitura

Na Barroca, bairro do centro da cidade de Vila Franca de Xira, uma ilha ecológica situada junto à Rua Comendador Miguel Esguelha é frequentemente utilizada para os mais diversos despejos. Ou porque os contentores subterrâneos estão cheios ou porque quem deposita não se preocupa sequer com o estado em que deixa o local, o certo é que aquele espaço da zona antiga da cidade está muitas vezes no estado lastimável que a foto documenta.
E percebe-se que ali são largados materiais de todo o tipo, desde “monos” que não deveriam ser colocados nesta área, até restos de comida que causam maus cheiros e atraem insectos. Quem “paga” são os moradores e os comerciantes mais próximos, porque o problema repete-se quase todas as semanas e mantém-se regularmente por vários dias seguidos (sobretudo aos fins-de-semana).
As autarquias locais lá vão limpando, mas quem prevarica volta muitas vezes ao local do “crime”. Se este tipo de atitudes fossem punidas talvez os comportamentos de alguns mudassem, assim reina a impunidade e a falta de civismo. E atrás de uns vão os outros.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana