top of page
banner_178 x66 mm_Voz Ribatejana_compressed-page-001_edited.jpg
ED24_VozRibatejanaOnline_v02.jpg
Banner LPCC-2.jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Forte da Casa tem quatro dias de festa


A vila do Forte da Casa está em festa de 7 a 10 de Junho, com as tradicionais festividades em honra do Sagrado Coração de Jesus. A iniciativa é organizada por uma empresa especializada de acordo com condições definidas pela Junta da União de Freguesias da Póvoa e do Forte da Casa.


A autarquia assegura o policiamento, as licenças, as garraiadas e o fogo de artíficio e a empresa organiza um programa que inclui animação com nomes como Canta Brasil, Chave de Ouro e Romana. São quatro dias de festa onde haverá também exposições, actividades religiosas e actuação de grupos locais.


A festa abre ao fim da tarde de dia 7 com hastear de bandeiras (19h00) e inauguração da exposição “Faces de Luz” na delegação da Junta no Forte da Casa. O recinto da festa abre em seguida e haverá, depois, noite de folclore, com a participação dos Ranchos de Santa Eulália (Vialonga), Os Alegres Bragadenses (Póvoa) e Danças e Cantares das Mulheres Avieiras da Póvoa (na foto).


Segue-se um espectáculo com os Chave de Ouro e garraiada nocturna (1h00 da madrugada). Já no dia 8 haverá tarde de animação infantil (dia 8), garraiada (18h00) e, à noite, actuações dos Canta Brasil e dos Dados Viciados (Tributo aos Xutos). No domingo, dia 9, terá lugar a eucaristia da festa (17h00), seguida de procissão. À noite destaque para o baile e para o tributo a António Variações (Àvariações).


Já no dia 10 destaque para actuações de grupos locais, com sevilhanas, cavaquinhos da Associação de Reformados e Pensionistas do Forte da Casa e Escola de Fado da União Desportiva e Cultural do Forte da Casa. Haverá, ainda, nova garraiada (19h00), concerto com Romana e fogo de artifício.


Ana Cristina Pereira, presidente da Junta da União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e do Forte da Casa, sublinha, em declarações ao Voz Ribatejana, que “para além dos cabeças de cartaz, procuramos envolver sempre os grupos locais.


Damos sempre palco aos nossos jovens e aos nossos artistas”, realça a autarca do PS, vincando que “tentamos todos os anos, dentro daquilo que nos vai sendo dado a conhecer, lançar novos grupos”, afiança Ana Cristina Pereira, salientando que há sempre uma forte presença e participação do movimento associativo nas festas do Forte da Casa e da Póvoa de Santa Iria, “não só nas tasquinhas, mas também todos aqueles que têm uma vertente cultural na sua actividade”.


No plano religioso haverá a tradicional eucaristia da festa, seguida de procissão pelas ruas da vila, acompanhada pela Banda dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Santa Iria.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Opmerkingen


anuncio-ajustado.jpg
Trail Encostas de Xira 2024-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 07set24 PSIRIA.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

bottom of page