Forte da Casa tem quatro dias de festa

A vila do Forte da Casa está em festa de 7 a 10 de Junho, com as tradicionais festividades em honra do Sagrado Coração de Jesus. A iniciativa é organizada por uma empresa especializada de acordo com condições definidas pela Junta da União de Freguesias da Póvoa e do Forte da Casa.
A autarquia assegura o policiamento, as licenças, as garraiadas e o fogo de artíficio e a empresa organiza um programa que inclui animação com nomes como Canta Brasil, Chave de Ouro e Romana. São quatro dias de festa onde haverá também exposições, actividades religiosas e actuação de grupos locais.
A festa abre ao fim da tarde de dia 7 com hastear de bandeiras (19h00) e inauguração da exposição “Faces de Luz” na delegação da Junta no Forte da Casa. O recinto da festa abre em seguida e haverá, depois, noite de folclore, com a participação dos Ranchos de Santa Eulália (Vialonga), Os Alegres Bragadenses (Póvoa) e Danças e Cantares das Mulheres Avieiras da Póvoa (na foto).
Segue-se um espectáculo com os Chave de Ouro e garraiada nocturna (1h00 da madrugada). Já no dia 8 haverá tarde de animação infantil (dia 8), garraiada (18h00) e, à noite, actuações dos Canta Brasil e dos Dados Viciados (Tributo aos Xutos). No domingo, dia 9, terá lugar a eucaristia da festa (17h00), seguida de procissão. À noite destaque para o baile e para o tributo a António Variações (Àvariações).
Já no dia 10 destaque para actuações de grupos locais, com sevilhanas, cavaquinhos da Associação de Reformados e Pensionistas do Forte da Casa e Escola de Fado da União Desportiva e Cultural do Forte da Casa. Haverá, ainda, nova garraiada (19h00), concerto com Romana e fogo de artifício.
Ana Cristina Pereira, presidente da Junta da União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e do Forte da Casa, sublinha, em declarações ao Voz Ribatejana, que “para além dos cabeças de cartaz, procuramos envolver sempre os grupos locais.
Damos sempre palco aos nossos jovens e aos nossos artistas”, realça a autarca do PS, vincando que “tentamos todos os anos, dentro daquilo que nos vai sendo dado a conhecer, lançar novos grupos”, afiança Ana Cristina Pereira, salientando que há sempre uma forte presença e participação do movimento associativo nas festas do Forte da Casa e da Póvoa de Santa Iria, “não só nas tasquinhas, mas também todos aqueles que têm uma vertente cultural na sua actividade”.
No plano religioso haverá a tradicional eucaristia da festa, seguida de procissão pelas ruas da vila, acompanhada pela Banda dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Santa Iria.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana