Dezenas de ocorrências e um morto em Vila Franca
- Jorge Talixa

- há 1 hora
- 2 min de leitura

A passagem da depressão Kristin, na madrugada desta quarta-feira, originou largas dezenas de ocorrências nos concelhos da nossa região. Um homem que circulava, cerca das 3h00, no troço da Estrada Nacional 1 (Povos) situado junto ao Posto da Repsol, foi atingido mortalmente pela queda de uma árvore de grande porte que existia na zona ajardinada da berma. Conduzia uma carrinha de transporte de pão e preparava-se para iniciar o trabalho de distribuição quando foi surpreendido pela queda da árvore.

Bombeiros, PSP e Protecção Civil desenvolvaram, depois, toda uma operação de remoção da árvore e de desencarceramento da vítima. Os restos da viatura (foto) demonstram bem a violência do acidente e do vento que se fez sentir, que arrancou também uma chapa da cobertura do posto de combustíveis. No concelho de Vila Franca de Xira e nos municípios vizinhos aconteceram dezenas de situações de queda de árvores.

Uma delas, um pinheiro de grandes dimensões, tombou mesmo junto à Escola Básica dos Cotovios e foi, entretanto, cortada e “acomodada” no local. Também nos Cotovios, a queda de postes de comunicações cortou a estrada de ligação à EN 248 (Vila Franca-Arruda), que, por seu turno, esteve cortada próximo da curva do Caracol, devido à queda de outra árvore. No centro da cidade sede de concelho outra situação causou grande preocupação.

Uma estrutura de betão com cerca de 1 metro de comprimento desprendeu-se da cobertura e do terraço do Vilafranca Centro e foi cair no passeio do outro lado da rua. Se tivesse atingido algum transeunte seria especialmente perigosa. Os Bombeiros de Vila Franca subiram ao terraço para verificar se havia outras estruturas em risco de queda. Nos concelhos de Alenquer e de Arruda há áreas significativas sem electricidade, o que também levou ao encerramento de algumas escolas.

No caso de Alenquer, a circulação está condicionada na Estrada N9 (cruzamento para a Av. Jaime Ferreira, com circulação alternada por deslizamento de terras), no IC2 (cruzamento para Abrigada junto às Marés, a queda de árvores e fios eléctricos) e na Estrada que liga Abrigada a Paúla (Antiga N1-4, também devido a queda de árvores e fios eléctricos. No plano nacional há registo de mais de 2600 ocorrências, sobretudo nos distritos de Leiria, Lisboa, Coimbra e Setúbal.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana








%20(1)(1)2.jpg)
.jpg)






