Dez desalojados e estradas cortadas no concelho de Salvaterra
- Jorge Talixa

- 16 de nov. de 2025
- 2 min de leitura

O concelho de Salvaterra de Magos tem sido um dos mais afectados pela passagem da Depressão Cláudia. Dez pessoas ficaram desalojadas na sequência dos danos provocados nas suas habitações. Aconteceu nas freguesias da Glória do Ribatejo e de Marinhais e foram acolhidas temporariamente por familiares. Não houve danos pessoais.
De acordo com o Serviço Municipal de Protecção Civil, oito estradas e arruamentos do concelho estão, nesta altura, com a circulação cortada devido à acumulação de água e de detritos. O caso mais grave será mesmo o da Estrada Municipal 581, no troço entre a pista de Motocross do Granho e a entrada de Muge, onde o corte do trânsito deverá manter-se durante a próxima semana “devido à necessidade de se realizar obra de reconstrução da zona de encontro do pavimento com a estrutura da Ponte do Coelheiro”.
Permanecem, igualmente, cortadas a Estrada do Massapez (Salvaterra de Magos), o Estradão Sul entre a A13 e a Herdade dos Coelhos (Foros de Salvaterra), a Estrada do Valão desde Barragem de Magos à Pecuária do Valão e a Estrada de ligação das Janeiras de Baixo (Glória do Ribatejo) à Estrada da Barragem. Também cortadas estão a Rua do Pinheiro (Foros de Salvaterra) e a Estrada do Paul (Marinhais - Foros de Salvaterra).
Nos Foros de Salvaterra, cerca de uma dezena de moradores têm casas e arrecadações rodeadas de água e reclamam medidas. No local já estiveram os bombeiros, a GNR e os serviços da Câmara e da Junta de Freguesia, que alegam que nada podem fazer e que será necessário esperar que a água escoe pelos terrenos vizinhos já saturados.
Os moradores dizem que a situação já se arrasta há 15 anos, com inundações cíclicas e que a “culpa” é de quem fez obras na estrada vizinha, que foi elevada em relação às suas propriedades e acaba por encaminhar as águas para os terrenos anexos.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana










.jpg)





