Câmaras pedem reunião urgente mas ministra não dá resposta
- Jorge Talixa

- 19 de ago.
- 1 min de leitura

Há mais de seis meses que os presidentes dos cinco municípios servidos pelo Hospital de Vila Franca de Xira esperam que a a ministra da Saúde marque uma reunião urgente solicitada em Fevereiro. Cansados de esperar, enviaram, esta segunda-feira, uma carta conjunta a Ana Paula Martins onde dizem não compreender esta “falta de tempo” da governante e reiteram o pedido de uma reunião para falarem sobre o funcionamento do Hospital.
“Não se compreendendo que não tenha tempo para nos receber, esperamos que encontre uma hora para reunir connosco”, sublinham os presidentes das câmaras de Alenquer, Arruda, Azambuja, Vila Franca de Xira (todos do PS) e de Benavente (CDU), que recordam que têm sido feitos vários pedidos de audiência para tratar de assuntos relacionados com a saúde nestes cinco concelhos, mas sem sucesso.
Em causa estão, sobretudo, os encerramentos rotativos da urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Vila Franca e o fecho da urgência de pediatria à noite e aos fins-de-semana, que vigora desde Fevereiro, devido à falta de médicos pediatras para preencher as escalas.
Os autarcas relembram que, em Fevereiro, assinaram uma posição conjunta de repúdio pela “decisão de encerrar as urgências pediátricas do Hospital Vila Franca de Xira à noite e aos fins-de-semana, medida que ainda se mantém em vigor nesta altura”. E esperam uma atitude diferente da ministra da Saúde.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana















