top of page
Chamusca.jpg
Banner para meio.png
Voz Ribatejana_DiaCrianca25_1JUN.jpg

Câmara admite que não pode travar quadruplicação à superfície

  • Foto do escritor: Jorge Talixa
    Jorge Talixa
  • 22 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

A Infraestruturas de Portugal (IP) remeteu um novo documento à Câmara de Vila Franca de Xira onde reafirma que o enterramento da linha-férrea entre Alhandra e o Norte de Vila Franca é “impossível” e junta mais de duas dezenas de argumentos para o justificar.


Os argumentos da IP continuam a não convencer vários eleitos municipais vila-franquenses, mas em reunião extraordinária realizada no dia 17, PS e PSD admitiram que a quadruplicação à superfície é, nesta altura, um processo “irreversível”, até porque o novo Governo já afirmou o seu apoio a esta posição da IP.


Nesse sentido, depois de hora e meia de discussão, foi aprovada, por unanimidade, uma tomada de posição da Câmara. Fernando Paulo Ferreira, presidente da edilidade, vincou que importa minimizar ao máximo os impactos negativos desta quadruplicação, mas que o alargamento da linha é fundamental para o Norte do concelho, para que continue a ter um bom serviço de comboios nas ligações a Lisboa e a Azambuja.


CDU e Chega colocaram várias reservas e insistiram na necessidade de estudar/apontar alternativas, como a canalização da futura linha de alta velocidade para a margem esquerda do Tejo.


Os contactos feitos pela Câmara e pela Concelhia do PSD com o ministro Miguel Pinto Luz permitiram perceber, no entanto, que Governo e IP entendem que terá que haver uma linha de alta velocidade na margem direita, com quadruplicação no concelho de Vila Franca.


E uma outra linha na margem esquerda para servir o futuro aeroporto. Na posição agora aprovada, a Câmara reafirma “a sua preferência pelo enterramento das linhas férreas, exortando a Infraestruturas de Portugal a estudar alternativas”.


A edilidade promete continuar a divulgar toda a documentação relevante que lhe chegue sobre o assunto, convida os presidentes das juntas de Alhandra e Vila Franca a remeterem contributos para as “exigências” a fazer junto da IP na perspectiva da quadruplicação à superfície e prevê uma nova reunião de Câmara extraordinária para o início de Setembro para recolha formal de contributos das diversas bancadas políticas para as exigências a apresentar à IP.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


christmas-1089310_960_720_edited.jpg
anuncio-ajustado.jpg
Loja Nova2.jpg
Amor de Peito2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Cartaz 27 de MAIO CBD s.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 1360 A)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (938 850 664), Nuno Sousa (967 755 664)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (25 números) 18 euros - Resto da Europa - 1 ano 50 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

bottom of page