Concelho de Vila Franca teve 411 bombeiros nos fogos
- Jorge Talixa

- 14 de set.
- 2 min de leitura

A Câmara de Vila Franca de Xira prestou homenagem aos 411 bombeiros do concelho que participaram, em Julho e Agosto, no dispositivo nacional de combate aos fogos rurais e florestais. Todas as bancadas destacaram a dedicação e o empenho destes homens e mulheres e algumas salientaram mesmo a necessidade de reforçar os mecanismos de apoio aos nossos bombeiros.
Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, convidou o comandante operacional concelhio (António Carvalho) e os comandantes das seis corporações locais para estarem presentes na sessão camarária de 27 de Agosto. Na oportunidade, o edil observou que “estão aqui para lhes transmitirmos publicamente o nosso reconhecimento pelo extraordinário trabalho que fizeram nestes últimos dois meses.
No nosso território instalámos uma brigada com 14 bombeiros e 14 veículos que esteve pré-posicionada para uma intervenção mais musculada no caso de haver risco de incêndio rural”, explicou. O presidente da Câmara de Vila Franca acrescentou que 25 veículos e 411 operacionais do concelho participaram em operações de combate nas áreas mais afectadas por grandes incêndios dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Portalegre.
”Isto tudo sem que os nossos bombeiros e bombeiras deixassem de prestar o apoio à nossa população, assegurando mais de 2 mil serviços no território do concelho nestes dois meses”, vincou. José João Oliveira, vereador da CDU, secundou as palavras do presidente da Câmara, frisando que temos que deixar uma palavra de reconhecimento e que é preciso valorizar mais os bombeiros voluntários que intervêm no combate aos incêndios rurais.
“Lamento que os governos mais uma vez se tenham esquecido dos bombeiros e das associações humanitárias e que descurem o investimento nos meios de intervenção e não assumam uma política de prevenção”, referiu. Já David Pato Ferreira, vereador da coligação Nova Geração, subscreveu as palavras anteriores sobre os bombeiros.
“Enquanto cidadão e alguém com responsabilidades políticas, o que gostava é que não chegássemos todos os finais de verão a bater palmas aos bombeiros e, depois, esqueçamos que é preciso discutir que faltam veículos, faltam condições, faltam salários para os nossos bombeiros. Isso deve preocupar-nos a todos”, frisou o eleito social-democrata.
Barreira Soares, vereador do Chega, também saudou os bombeiros do concelho de Vila Franca de Xira. “O problema é no resto do ano. As saudações e as palavras são importantes, mas mais importante do que isso é garantir condições de remuneração e de trabalho para estes profissionais”, concluiu.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana















