Colete Encarnado tem novidades com mais fado e polémica nos concertos
- Jorge Talixa
- há 2 dias
- 2 min de leitura

Uma aposta reforçada no fado, concertos com figuras como Tony Carreira e Nininho Vaz Maia e passeios de charrete e de barco, são algumas ds novidades da edição 2025 do Colete Encarnado, que decorre já de 4 a 6 de Julho. De resto, a grande festa ribatejana segue o figurino habitual e homenageia o campino António Grilo. Haverá transportes gratuitos (autocarros e comboios especiais).
As três esperas e largadas vão juntar muitos milhares de pessoas e a corrida de toiros promete com Francisco Palha, João Ribeiro Telles e Sebastian Castella. Vila Franca de Xira prepara-se para mais uma edição da sua maior festa anual. Durante três dias a cidade enche-se de cor e de animação e serão mais de 200 mil os que visitam Vila Franca por ocasião do tradicional Colete Encarnado.
“Iniciámos um caminho de dinamização e de crescimento do Colete Encarnado a propósito dos 90 anos da festa. Estamos cada vez mais próximo do objectivo de festejar os 100 anos do Colete Encarnado em Vila Franca”, sublinha Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, realçando que esta é uma festa única no contexto da Área Metropolitana de Lisboa.
“Para este ano temos, novamente, um programa muito variado, para todos os gostos e que traz, efectivamante, o campo para dentro da cidade”, afiança o edil. Fernando Paulo Ferreira lembrou que o Colete Encarnado é uma das festas “mais importantes” da cultura popular portuguesa e que isso mesmo ficou demonstrado pela sua eleição como uma das Maravilhas da Cultura Popular em 2020 e pelo Prémio 5 Estrelas que obteve em 2024.
O presidente da Câmara lembrou, também, o Espaço Família, que voltará a ser instalado junto ao tribunal e às instalações da Protecção Civil, onde as famílias com crianças poderão descansar, alimentar e amamentar os mais pequenos. A oposição camarária vila-franquense tem criticado, todavia, os gastos que a autarquia tem feito em vários eventos, que não só os tradicionais Colete Encarnado e Feira de Outubro.
A CDU fala de 1,5 milhões gastos em três eventos. O Chega diz que o concelho deve ter eventos dignos, mas que a prioridade da Câmara tem que ser resolver questões básicas como a recolha do lixo. David Pato Ferreira, vereador da Nova Geração, questiona mesmo a contratação de Tony Carreira. “É um contrato com a família Carreira e com isto gastam-se mais de 150 mil euros em concertos. O concelho não está limpo, mas Tony Carreira enche o Cevadeiro”, criticou.
“O Tony Carreira é, de facto, um grande artista e é com gosto que o vamos receber em Vila Franca de Xira”, defendeu, por seu turno, Fernando Paulo Ferreira, observando que nesta opção Vila Franca “está a par de outros concelhos como Santarém, Alter do Chão ou Arganil, por acaso todos com Câmaras PSD. As pessoas de Vila Franca de Xira têm e merecem também bons artistas”, remata o edil.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana