Cinco cais e pontões têm obras mas marina de Vila Franca não é para já
- Jorge Talixa
- 22 de ago.
- 2 min de leitura

Cinco cais e pontões do concelho de Vila Franca de Xira vão ser reparados/reabilitados nos próximos meses, numa intervenção com um custo global de 262 mil euros. Os trabalhos abrangem cais e pontões da Vala do Carregado, do Cabo da Lezíria, de Alhandra e da Póvoa de Santa Iria. A Marina de Vila Franca de Xira não está abrangida, porque a respectiva intervenção aguarda ainda parecer favorável da Administração do Porto de Lisboa. A Câmara de Vila Franca de Xira lançou um procedimento conjunto para a reparação de cinco cais e pontões danificados pela depressão Martinho, no passado mês de Março.
De fora fica a marina de Vila Franca e a oposição questionou esta opção. O executivo camarário explicou que a intervenção prevista para a marina da sede de concelho aguarda, ainda, parecer da APL (Administração do Porto de Lisboa). Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara vila-franquense, explicou que, na sequência da depressão Martinho, foi feito um levantamento dos danos e das intervenções necessárias. ”A depressão Martinho causou muitos danos em muitas infraestruturas, também nas infraestruturas fluviais e precisamos de fazer estas beneficiações em cais e pontões.
Com estas intervenções conseguiremos reabilitar o que são os cais e pontões do concelho que ficaram danificados”, sublinha o edil. Ana Afonso, vereadora da Coligação Nova Geração, salientou que a reparação da Marina de Vila Franca de Xira também é uma preocupação e não consta deste procedimento. Também Jorge de Carvalho, eleito da CDU na Assembleia Municipal, quis saber por que é que a marina de Vila Franca não consta desta empreitada. Fernando Paulo Ferreira referiu que a reparação da marina será objecto da abertura de um procedimento específico.
“Não faz parte deste ponto. Não temos ainda a aprovação final da APL para essa intervenção na marina de Vila Franca. Mas pelas conversas que tenho tido com a APL sei que estão a avançar com essa formalização, que deverá chegar nas próximas semanas”, previu o edil vila-franquense. A empreitada agora aprovada contempla obras nos cais e pontões flutuantes da Vala do Carregado, do Cabo da Lezíria, dos Pescadores de Alhandra, dos Moinhos da Póvoa e dos Pescadores da Póvoa de Santa Iria.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana