Jorge Talixa
Benavente quer expandir projecto de bicicletas partilhadas
A Câmara de Benavente está a desenvolver um projecto de bicicletas partilhadas, para já na sede de concelho, mas com perspectivas de vir a ser alargado a Samora Correia. O projecto começou a funcionar em Fevereiro e as bicicletas, com um pequeno motor eléctrico, são de utilização gratuita, mediante inscrição prévia.
A munícipe Maria Adelaide Batista quis saber, em recente sessão camarária, em nome de um grupo de cidadãos locais, como é que funciona o projecto. “Gostávamos de saber como é que as bicicletas são utilizadas, se têm alguma aplicação, se são pagas, se são abrangidas por um seguro”, referiu a munícipe.
A demora na colocação das bicicletas em funcionamento foi, também, ao longo dos últimos meses, apontada pela oposição camarária. Carlos Coutinho, presidente da Câmara de Benavente, explicou que o projecto está inserido no plano mais amplo de requalificação da zona histórica de Benavente e que só podia avançar com a conclusão das obras feitas nas principais artérias desta área central da vila.
“Este é apenas um projecto embrionário que esperamos que corra bem. Para funcionar em pleno é uma medida inserida num plano mais vasto de estacionamento e de locais para que a mobilidade possa acontecer. Direi que a utilização é gradual. As pessoas têm que fazer a inscrição nos serviços administrativos.
Essa inscrição é feita e podem ter direito a um cartão permanente que lhes permite desbloquear as bicicletas”, explicou Carlos Coutinho, frisando que também através de uma aplicação que está disponível é possível fazer a inscrição. “Os utilizadores têm um seguro de acidentes pessoais e para danos em terceiros”, acrescentou o edil de Benavente.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments