top of page
Banner_VR_178x66mm.jpg
AF-Banner - 178x66mm-AniversarioVFX - Voz Ribatejana-1-page-001.jpg
GMD25_VozRibatejana.jpg

Assembleia da Póvoa e do Forte rejeita orçamento e questiona salários

  • Foto do escritor: Jorge Talixa
    Jorge Talixa
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

As propostas de plano e orçamento para 2026 apresentadas pelo executivo da Junta da União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa foram rejeitadas, no dia 30, por larga maioria. A própria coligação (Nova Geração) que elegeu António José Inácio para novo presidente da Junta dividiu-se e os elementos do PSD e da IL também votaram contra.


O Chega, que partilha o executivo com a “Nova Geração”, absteve-se. E apenas três eleitos da Nova Geração ligados ao movimento independente António Inácio Póvoa Mais Forte votaram a favor. Percebe-se que em causa estão sobretudo as propostas que apontam para uma grande redução do investimento e para o funcionamento da Junta com quatro elementos do executivo a trabalharem a “meio tempo”, recebendo a remuneração correspondente.


O orçamento da Junta da Póvoa e do Forte deverá rondar os 2 milhões de euros (valor semelhante ao ano anterior), mas, não sendo aprovado, a Junta terá que trabalhar no chamado regime de duodécimos – dispõe de um montante mensal semelhante ao gasto no ano anterior. O problema é que estão previstas actualizações salariais e a margem de manobra é escassa.


Na discussão das propostas, Rui Porto (eleito do PS), verificou que prevêem uma redução de 16 mil euros nas receitas e nas despesas, mas que o investimento previsto “baixa de 104 mil euros no ano passado para apenas 20 800 euros”. Já David Alves, eleito social-democrata da Nova Geração, explicou que os eleitos do PSD e da IL iriam votar contra por razões financeiras e porque as propostas de plano e orçamento prevêem “um aumento muito significativo das despesas afectas às funções políticas, sem que desse aumento resulte, de uma forma clara, um reforço proporcional dos serviços prestados à população”.


Marco Santos, eleito da CDU, lamentou o “colapso” do plano plurianual de investimentos da Junta e João Bernardo, eleito do Livre, também questionou este corte no investimento e quis saber as razões do aumento de 109 mil euros das despesas com pessoal. Já Pedro Matos, eleito do Chega, explicou que a sua bancada optaria pela abstenção “por entender que a freguesia não deve entrar em regime de duodécimos”, mas tendo, no entanto, algumas “reservas” face às propostas apresentadas.


António José Inácio observou, depois, que “há uma preocupação em relação ao pessoal e com os encargos com pessoal, mas é uma opção que vamos fazer e vamos ver os resultados”, referiu o presidente da Junta, explicando que a proposta aponta para quatro elementos do executivo a trabalhar em regime de meio tempo (incluindo o presidente). “É uma opção que pensamos que vai resultar num trabalho de proximidade com os fregueses. Sozinho a meio tempo teria muitas dificuldades.


É uma opção que temos a certeza que vai resultar”, defendeu António Inácio. Na votação das propostas de plano e orçamento, 11 eleitos de PS, PSD, CDU e Livre votaram contra. Os cinco eleitos do Chega abstiveram-se e três elementos do movimento independente que integraram a Nova Geração votaram a favor.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


ezgif.com-animated-gif-maker(5).gif
CNE_EP2026_banner_regional_300x250.png
300x250 estatico.jpg
Colheita SCM2.png
Concerto de Ano Novo - Clube Desportivo Recreativo e Cultural de Calhandriz2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited(adjusted).jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita SCM.png

Contador de Visualizações

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 1360 A)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (938 850 664), Nuno Sousa (967 755 664)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (25 números) 18 euros - Resto da Europa - 1 ano 50 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

bottom of page