Alverca soma primeira vitória e já está a meio da tabela
- Jorge Talixa

- 13 de set.
- 2 min de leitura

Rivais na Liga 2 da época passada, onde garantiram os dois primeiros lugares e a subida à I Liga, Alverca e Tondela voltaram a defrontar-se, na noite de sexta-feira, na cidade ribatejana. As duas equipas estavam na cauda da tabela com 1 ponto em quatro jogos e passam, ainda, por grandes remodelações nos respectivos plantéis. Entrou melhor o Tondela, que criou algum perigo logo nos primeiros minutos.
Respondeu o Alverca ao minuto 9, com um cruzamento da direita para Marezi, que à entrada da pequena área cabeceou ao lado. Quatro minutos depois nova boa jogada do Alverca, com Chissumba a falhar o remate final. Pouco a pouco, os alverquenses revelavam-se mais perigosos e equilibravam a posse de bola. Foi assim que Lincoln esteve perto de marcar o minuto 31, na transformação de um livre directo, com a bola a passar muito perto do ângulo da baliza.
Três minutos depois respondeu o Tondela, com um desvio de cabeça a obrigar André Gomes boa defesa - o jovem guardião do Alverca acabaria por se revelar um dos melhores em campo. Mas, ao minuto 40, tudo poderia ter mudado de figura. O vídeo-árbitro descortinou uma falta do central Meupiyou dentro da área e o árbitro, depois de rever as imagens, assinalou grande-penalidade.
Só que André Gomes confirmou que estava num dia de grande confiança e travou o remate de Tiago Manso. A defesa motivou ainda mais a equipa de Alverca e, quase na resposta, ao minuto 44, Lincoln marcou um pontapé de canto com categoria, levando a bola a fazer um arco na direcção da baliza. O lateral tondelense tentou desviar de cabeça, mas fê-lo de tal forma que traiu o guarda-redes e levou a bola mais facilmente na baliza. Estava feito o 1-0.
No início da segunda parte, o Tondela tentou chegar à igualdade, criou algumas oportunidades, mas André Gomes mostrou-se sempre eficiente e seguro. Ao minuto 66, Custódio Castro refrescou o ataque com a entrada de Sandro Lima para o lugar de Marezi. Cinco minutos depois refrescou a defesa e o meio campo com as entradas de Baseya e de Davy Gui. A dez minutos do fim entraram Nuozzi e Cabezas.
O Alverca controlava a partida e o Tondela já revelava pouco “gás” para tentar chegar ao empate. Foi mesmo o Alverca quem esteve perto de chegar ao 2-0 quando, ao minuto 92, Sandro Lima recuperou uma bola e solicitou Davy Gui que, sozinho, permitiu a defesa do guardião tondelense. Na recarga um defesa impediu a bola de entrar na baliza e o jogo terminou com o 1-0 da primeira parte.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana















