Alverca ganha nas Aves e já é oitavo
- Jorge Talixa

- 5 de out.
- 2 min de leitura

O jogo até começou mal para os ribatejanos, mas o Alverca soube dar a volta por cima e ganhou, na Vila das Aves, ao AFS SAD por 3-1. Com duas vitórias consecutivas, os alverquenses somam 10 pontos em oito jogos e subiram ao oitavo lugar da tabela. A próxima jornada disputa-se só no dia 24 e o Alverca recebe o Gil Vicente, equipa que está a fazer o seu melhor arranque de campeonato de sempre, com cinco vitórias em oito jogos, que lhe dão o quarto lugar da tabela.
Na partida do passado sábado, Custódio Castro apresentou a equipa “base” do Alverca nas últimas jornadas, apenas com a saída do castigado Abdulai do onze titular e a entrada de Davy Gui. Começou melhor o AFS, com Rafael Barbosa a isolar-se pela esquerda e a obrigar o guardião André Gomes a defesa apertada. Minutos depois, o lateral alverquense Chissumba lesionou-se e foi assistido durante algum tempo, chegando a colocar-se a hipótese da substituição, que acabou por não ser necessária.
Mas a situação terá contribuído também para alguma desconcentração da defesa ribatejana e, ao minuto 9, na sequência de um cruzamento largo, Pedro Lima antecipou-se à defesa do Alverca e fez o 1-0. A equipa alverquense não acusou o toque e paulatinamente foi empurrando o AFS para o seu meio-campo, ao ponto dos avenses praticamente não terem voltado a incomodar o guardião André Gomes até final da primeira parte. Aos 14 e aos 17 minutos, Lincoln e Davy Gui visaram a baliza do AFS mas erraram o alvo.
Ao minuto 27 foi Figueiredo a ficar perto de marcar. O guarda-redes do AFS sacudiu um cruzamento para a frente e Figueiredo, à entrada da pequena área, tentou atirar à baliza, mas Bertelli redimiu-se e segurou a bola. Antes do intervalo, Lucas Figueiredo ainda voltou a estar perto de marcar e, ao minuto 49, foi Alex Amorim a “facturar” para os ribatejanos, com um remate de fora da área, que desviou num defesa avense e só parou no fundo das redes.
Para a segunda parte não houve alterações nas duas equipas, mas logo ao minuto 51 Lucas Figueiredo protagonizou uma boa arrancada pela esquerda, flectiu para o interior da área e meteu a bola no fundo das redes. O fiscal de linha levantou a bandeirola e parecia que o lance ia ser anulado por pretenso fora-de-jogo. Mas a jogada foi analisada pelo VAR durante quase dois minutos e concluiu-se que, afinal, o jovem avançado brasileiro estava em posição legal por 10 centímetros.
Estava feito o 1-2. O jogo continuou repartido, sucederam-se as substituições e, nos minutos finais, o Aves tentou carregar mais em busca da igualdade. O Alverca segurava o jogo e Custódio Castro fez entrar Cabezas e Gonçalo Esteves para os minutos finais. E foi mesmo Gonçalo Esteves que, ao minuto 95, protagonizou uma das melhores jogadas da partida. Ultrapassou três adversários, sempre próximo da linha de fundo e, à saída do guardião Bertelli, atirou a contar para o fundo da baliza, estabelecendo o 1-3 final.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana















