Jorge Talixa
Alhandra tem seis dias de festa
A vila de Alhandra vai estar em festa já a partir desta sexta-feira, dia 14. São as tradicionais Festas Populares de Alhandra e em Honra de São João Baptista que decorrem em dois fins-de-semana consecutivos. Tasquinhas, animação, grupos locais, garraiada e procissão no Tejo são alguns dos atractivos das festas anuais alhandrenses.
As Festas Populares de Alhandra e em Honra de São João Baptista realizam-se de 14 a 16 e de 21 a 23 de Junho, centradas sobretudo na frente ribeirinha da vila. A iniciativa, promovida pela Junta da União de Freguesias, assenta principalmente no envolvimento das associações e dos grupos de animação locais e integra atractivos diversos, desde os Mercados de São João à procissão no Tejo, passando pela garraiada, pela 6ª Concentração Nacional de Vespas e pelo concerto da Banda da Euterpe Alhandrense.
Os meios são escassos mas, ainda assim, a Junta de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz tem procurado reforçar orçamento anual das festas, que já se aproxima dos 40 mil euros. A animação não conta com grandes nomes mas exige já alguns milhares de euros e o aluguer e instalação de stands e outras estruturas leva sempre mais de 10 mil euros.
A participação das associações e grupos locais é uma das preocupações da organização, que mantém um modelo de festas distribuídas por dois fins-de-semana consecutivos, correspondendo também aos “pedidos” de associações e instituições que dinamizam oito tasquinhas e encontram nas festas uma forma importante de angariar fundos para as actividades do resto do ano.
“É este o carácter das Festas de Alhandra de há muitos anos a esta parte, já é assim em dois fins-de-semana há muitos anos. Por vontade das pessoas, as tasquinhas estavam ali montadas o verão inteiro. As pessoas gostam. Mas para, em dois fins-de-semana, o investimento duplica, não é nas tasquinhas, mas é nos artistas, porque temos que ter alguma animação.
Para as colectividades, se pudesse ser três fins-de-semana era, porque na verdade ali conseguem ter um pé de meia importante para manterem a actividade dos seus clubes o ano inteiro”, constata Mário. “Normalmente para a animação nocturna temos os artistas que conseguimos trazer e, depois, temos pelo meio uma amostra das nossas colectividades.
Este ano voltamos a não ter desfile de marchas populares, tendo em conta que não temos um grupo de marchas populares em Alhandra e estar a trazer só a marcha de Arruda era pouco”, justifica Mário Cantiga, lembrando a participação da Estudantina Universitária de Lisboa (noite de dia 15), que integra alguns jovens de Alhandra e os concertos do coro e da banda da Euterpe Alhandrense. Já na tarde de dia 16 haverá garraiada junto ao espaço do Mercado de Levante, organizada pela tertúlia “Alhandra, a Toireira”.
Outro dos destaques é a tradicional procissão nocturna, pelas ruas e com algumas embarcações pelo Tejo (21h00 de dia 23). É verdade que o São João se comemora a 24 de Junho mas, tendo em conta o calendário e em consonância com a Paróquia, a procissão realiza-se a 23 de Junho. Até porque, no dia 24, haverá também procissão nas festas de São João dos Montes.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments