Alhandra “obriga” Câmara a mudar placa identitária
- Jorge Talixa
- 17 de jul.
- 1 min de leitura

A Câmara de Vila Franca de Xira instalou, recentemente, placas identificativas das três cidades e das principais vilas do concelho. Estruturas que ficam iluminadas de noite e que foram colocadas em pontos relevantes das localidades. Mas algumas das opções tomadas para a localização deste “mobiliário urbano” geraram muita contestação e a oposição camarária também quer saber quanto é que o Município gastou neste projecto.
A polémica maior estalou em Alhandra, onde a Junta da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz decidiu mesmo emitir um comunicado onde agradece a colocação deste “mobiliário urbano”, mas sublinha que a sua colocação em frente do Museu de Alhandra – Casa Dr. Sousa Martins é uma opção errada.
“O local não é o mais apropriado”, afirma a autarquia alhandrense, considerando que “as letras instaladas em frente do Museu são um obstáculo que fere o património público que muito nos orgulha, a Casa Dr. Sousa Martins”. Nesse sentido, a Junta “apela à Câmara Municipal que reconsidere a deslocação das mesmas para um espaço com escala, nomeadamente para o passeio ribeirinho Pedro Ferreira Cavaco”.
As reacções não se fizeram esperar nas redes sociais da Junta, onde vários fregueses apoiam a posição da autarquia local, mas estranham a alegada falta de “diálogo prévio” sobre esta matéria entre a Câmara e a Junta. O Voz Ribatejana soube, entretanto, junto de fonte da autarquia local, que já terão sido feitas marcações para a mudança desta placa identificativa de Alhandra para um espaço mais a norte da frente ribeirinha da vila.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana