Jorge Talixa
Alenquer inaugura museu e reforça estatuto de “Vila Presépio”
O Museu do Presépio de Alenquer foi inaugurado no passado dia 1. Instalado num edifício renovado do centro histórico da vila, o museu pretende reforçar a classificação de Alenquer como “Vila Presépio” ou como “Presépio de Portugal”. A cerimónia integra-se na programação de Natal do município de Alenquer.
O novo Museu do Presépio, instalado na Rua Maria Milene Carmo, integra dois núcleos expositivos, um de caráter permanente com uma exposição de conteúdos históricos subjacentes ao tema e exemplares de presépios de vários períodos da nossa história e de diversos pontos do país.
O segundo núcleo é dedicado à projeção de documentários alusivos à história e ligação de Alenquer ao “Presépio”. A programação de Natal na vila de Alenquer arrancou na noite de 30 de Novembro com um espectáculo de fogo de artifício, seguido da iluminação do Presépio Monumental.
“Neste ano regressa o fogo de artifício, que costuma juntar milhares de pessoas. Apelamos a que se espalhem mais pela vila, para que haja maior distância entre todas, e também que se agrupem em bolhas familiares, de preferência com máscara”, alerta Rui Costa, vice-presidente da Câmara de Alenquer e
responsável pelos pelouros da Cultura e do Turismo. Ao longo de todo o mês de dezembro estará a funcionar, no Parque Vaz Monteiro, a chamada “Vila Mágica”, que concentra a maioria das atividades de Natal para os mais novos. Ali funcionam a “Casa do Pai Natal”, a “Oficina dos Brinquedos”, a “Casa das Guloseimas”
e uma “Mini-Roda”. Da programação constam, ainda, concertos e contos de Natal, visitas guiadas ao Presépio, exposições de presépios nos Paços do Concelho, “Carrossel Mágico” ao estilo parisiense, Mercado de Rua, teatros, Mercearia de Natal e animações de rua.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana
Comments