Abusos passam das marcas em Vila Franca
A entrada de Vila Franca de Xira para quem circula na Estrada Nacional 248 (Arruda-Vila Franca), muito próximo da urbanização de Torre de Cima e Capela e da chamada “Curva do Caracol”, é diariamente utilizada para a deposição dos mais variados detritos e monos.
A existência de uma bateria de contentores e de algum espaço livre junto ao paredão parece “atrair” os mais variados depositadores. Duas ou três vezes por semana, uma equipa da Junta de Freguesia de Vila Franca faz o que pode para remover tudo o que ali aparece e limpar o local.
Mas, infelizmente, um ou dois dias depois está tudo praticamente na mesma. Ou pior. Porque pior foi o que aconteceu esta sexta-feira, com o depósito naquela área de dois amontoados de detritos que mais parecem os “restos” de uma oficina automóvel.
São para-choques, restos de estofos, cabos diversos, redes e até embalagens com restos de detergentes ou de outros produtos químicos. Óleos não conseguimos perceber se também foram depositados no local. Como pela sensibilização dificilmente se vai resolver o problema e como civismo é coisa que não existe para quem decide usar este local desta forma, já é tempo de alguém tomar medidas.
Câmara, Junta de Freguesia, PSP e até, quem sabe, autoridades do ambiente têm que fazer alguma coisa para “travar” estes abusos, identificando e punindo devidamente os seus autores. Não pode valer tudo nesta matéria!
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana