top of page
voz_ribatejana_25abril_comemor.municip.27x4cm.jpg
CMB 252x115-2.jpg
Banner Salvaterra 25.jpg
  • Joel Balsinha

Covid-19 matou 28 idosos em poucos dias


Vinte e oito idosos, utentes de dois lares do concelho de Vila Franca de Xira, faleceram nos últimos dias, vítimas do novo coronavírus. Na Misericórdia de Alhandra há registo de 20 mortes nos últimos doze dias, sete das quais já esta semana.

Entre os utentes da Casa S. Pedro de Alverca verificaram-se oito falecimentos. A Associação do Hospital Civil e Misericórdia de Alhandra (AHCMA) tem, também, doze idosos internados no Hospital de Vila Franca de Xira e outros 42, igualmente infectados,

nas instalações da instituição. Quinze funcionários estão, também, infetados. O provedor da instituição já está recuperado no momento. "Vinte idosos faleceram por covid-19 e doze estão hospitalizados.

Não houve alteração ao Plano de Contingência criado inicialmente pela instituição e revisto pelas entidades de saúde", disse o provedor José Alves ao Voz Ribatejana, realçando o esforço dos cuidadores desde que o vírus entrou na AHCMA e lamentando

as mortes verificadas. A preocupação dos familiares é enorme face a esta situação. As restantes funcionárias do lar encontram-se “exaustas” e, pelo que apurámos, o apoio da Cruz Vermelha não será suficiente.

As dez funcionárias da Segurança Social que ajudaram durante uma semana foram embora e ficaram três das brigadas de intervenção rápida. Na cidade vizinha de Alverca, tal como o Voz Ribatejana noticiou,

o lar da Casa S. Pedro continua a braços com um surto em que já verificaram oito óbitos de utentes, 84 positivos e quatro utentes hospitalizados. "Temos oitenta e quatro utentes positivos, quatro hospitalizados e oito óbitos.

Temos vinte e dois colaboradoras também positivas, onze em isolamento e doze de baixas normais. A situação é preocupante, mas estão a passar quase os catorze dias dos primeiros utentes infetados e eles continuam assintomáticos.

Vamos aguardar e transmitir-lhes a calma que é necessária", atualizou a presidente da instituição, Luciana Nelas, que enalteceu os esforços desenvolvidos e o desdobramento de funções dos trabalhadores para cuidar dos idosos.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana

Tags:

300x250px_banner.png
Bombeiros VFX2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 16 de abril ESFC vs.jpg
bottom of page