- Joel Balsinha
Surto na AHCMA aumenta para 76 casos
Os mais de 200 testes à covid-19 realizados, nos últimos dias, no lar da Associação do Hospital Civil e Misericórdia de Alhandra (AHCMA) detectaram 75 casos positivos de infecção com o novo coronavírus. Há, nesta altura, 55 utentes e 21 funcionários com resultado positivo para a covid-19 na Freguesia de Alhandra,
S. João dos Montes e Calhandriz. A grande maioria não apresenta sintomas ou tem sintomas ligeiros. José Alves, provedor da AHCMA, também faz parte dos infectados, tem tosse ligeira e está em isolamento profilático, tal como vinte a trinta funcionários, os seus familiares e contatos diretos desde que detectada a situação.
O plano de contingência da instituição de Alhandra foi ativado. "Fizeram os testes a todos para já e os resultados não são muito animadores. Estamos aproximadamente com quase metade dos nossos utentes com Covid, o que é muito. Estão a ser tomadas todas as providências para conseguir isolá-los e manter as coisas a funcionar.
Quanto a funcionários, temos vinte e um positivos. Agora apareceram mais cinco. A nossa preocupação é colocar alas de covid e de não covid. Temos três sectores e nos mesmos estamos com as secções covid e não covid isoladas umas das outras e com circuitos independentes.
Alguns daqueles que estão em isolamento profilático vão regressar. Estamos a aguardar o apoio do município e Segurança Social. As démarches foram iniciadas”, explicou José Alves ao Voz Ribatejana, frisando que estas entidades estão conhecedoras do assunto e deverão visitar o lar da instituição para acompanhar a situação.
“As pessoas podem ficar todas tranquilas que com os escassos meios que temos estamos a fazer o possível e não está faltando para que as coisas funcionem perfeitamente. Estamos a fazer a desinfeção da totalidade do espaço por uma empresa privada contratada para o efeito,
bem como para a alimentação existe outra externa que assegura essa parte, tal como previsto no plano de contingência", atualizou José Alves, que realçou o esforço hercúleo dos funcionários para garantir que o lar continue a funcionar normalmente dentro desta nova anormalidade existente.
Inicialmente foi detetado que dezasseis funcionários e seis utentes acusaram positivo, dado que apenas metade tinha efetuado o teste. No entanto, essa realidade alterou-se, visto que, na segunda-feira, os restantes também efetuaram o diagnóstico, aumentando assim o número de casos. O lar da AHCMA tem, neste momento, 112 dos 120 utentes,
visto que, entretanto, tal como referido pelo nosso jornal anteriormente, têm vindo a falecer alguns idosos por outras doenças, nenhuma delas, tal como afiançado pelo provedor, relacionada com o vírus ou com esta pandemia. José Alves desmente totalmente este rumor que chegou a circular em Alhandra. Acrescenta, também,
que não se equaciona a retirada de idosos do lar, mas não descarta por completo essa hipótese, porque tudo dependerá da evolução do surto e da garantia dos cuidados aos utentes. Em relação aos números atuais, o Voz Ribatejana sabe que dos 55 positivos, 50 estão “isolados” na instituição e cinco internados no Hospital de Vila Franca de Xira.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana