Jorge Talixa
Arruda adapta Festa da Vinha e do Vinho
A já tradicional Festa da Vinha e do Vinho não se realiza, este ano, em Arruda, nos moldes habituais, devido às restrições impostas pela pandemia. Mas a edilidade arrudense decidiu organizar um conjunto de actividades ao longo do mês de Novembro para não deixar esquecer a importância da vitivinicultura e da gastronomia na vida do concelho.
A 23ª. edição da Festa da Vinha e do Vinho de Arruda não se realiza, nos moldes habituais, devido às condicionantes impostas pela pandemia. A decisão foi tomada já em setembro, por unanimidade, pela Câmara de Arruda, que teve em conta o facto do certame decorrer no essencial num recinto fechado (pavilhão multiusos)
onde dificilmente se cumpririam as regras de distanciamento social e de segurança sanitária. Rute Miriam Santos, vice-presidente da autarquia com responsabilidades nos pelouros da cultura e do turismo, revelou, no entanto, desde logo,
que a Câmara iria tentar organizar um conjunto de eventos que animassem o concelho durante o mês de Novembro e afirmassem a importância do vinho e da gastronomia. “Em virtude da pandemia covid-19, a tradicional Festa da Vinha e do Vinho não irá decorrer nos seus habituais moldes.
O Município de Arruda dos Vinhos irá assinalar a data com a celebração e valorização de uma das mais importantes atividades agrícolas e económicas do concelho: o cultivo da vinha e a produção vinícola, ao longo de todo o mês de novembro, com provas de vinhos e visitas às adegas, parcerias com os operadores turísticos,
mostra gastronómica, feiras de artesanato, concurso de montras, eventos culturais, Pinga Trail 2020 e muito mais”, sublinha a autarquia, garantindo que todas as actividades serão promovidas “em conformidade com as normas de segurança emanadas pela Direcção-Geral de Saúde no âmbito do combate à covid-19”.
O programa delineado inclui o “I Concurso de Montras da Festa da Vinha e do Vinho” que decorre de 1 a 15 de Novembro. Em paralelo decorre uma mostra gastronómica com pratos e sobremesas confecionados com vinho, uva ou passas de uva. Participam 21 restaurantes distribuídos pelas quatro freguesias do concelho. O programa integra,
igualmente, provas comentadas de vinhos e visitas guiadas à Quinta de S. Sebastião, um concurso de karaoke (dia 6) e harmonização do vinho licoroso D. Elvira na Adega Cooperativa de Arruda e visitas ao núcleo museológico da Adega. No fim de semana de 6 e 7 de Novembro, haverá feira de artesanato nas instalações da União de Arranhó e,
no fim-de-semana seguinte, será a colectividade de A-do-Mourão (freguesia de S. Tiago) a receber uma feira de artesanato. Já nos dias 21 e 22, o artesanato estará em foco no Clube Recreativo e Desportivo Arrudense e, na manhã de dia 22, realiza-se o já tradicional Pinga Trail 2020.
No fim-de-semana de 28 e 29 de Novembro será o Clube de Cardosas a receber a feira de artesanato. No dia 28 haverá, ainda, uma Noite de Fados e prova de vinho na Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana