top of page
Loja G Site VR-page-001.jpg
300x250(4).png
seminario_redes_voz_ribatejana.jpg
VFXinMovingPictures_Digital_Voz_Ribatejana.jpg
  • Joel Balsinha

Bombeiros de Alhandra completaram 120 anos


A Associação de Bombeiros de Alhandra completou 120 anos no início deste mês de Julho. A pandemia não permitiu, para já, a devida comemoração, mas os responsáveis da associação esperam poder assinalar estes 120 anos num futuro próximo.

O Dia Municipal do Bombeiro, previsto para Alhandra, também não se realizou este ano, mas a Câmara de Vila Franca manteve a tradição de comparticipar a aquisição de uma nova ambulância para a corporação anfitriã.

O Corpo Voluntário de Salvação Pública de Alhandra surgiu a 02 de Julho de 1900 pela mão de uma comissão local, que elaborou um requerimento à Câmara de Vila Franca de Xira e deu possibilidade ao alistamento dos primeiros voluntários para o cumprimento da nobre missão no socorro de pessoas e bens, por onde passaram ao longo do tempo homens e mulheres que marcaram a instituição que hoje conhecemos.

Volvidos estes anos todos, a associação que sucede ao corpo voluntário completou 120 anos na semana passada, sem festa por causa da pandemia. As comemorações do Dia Municipal do Bombeiro também previsto para este ano na freguesia não se realizaram, mas Alberto Mesquita presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira decidiu-

se pela manutenção da tradição da oferta de uma ambulância à corporação que recebe esta iniciativa. Passados 120 anos desde a sua formação, a direção dos Bombeiros Voluntários de Alhandra considera que "trata-se efectivamente de uma data histórica que, atendendo ao longo percurso de existência da AHBVA, merecia ser comemorada.

No final do ano passado, a direção iniciou um plano de acção destinado à organização da comemoração do 120º aniversário da Associação, no entanto dado o período que estamos a atravessar não vamos festejar o aniversário, sendo que, em momento oportuno, assinalaremos a data!”, assegura Ana Cristina Corage, presidente da direcção da associação alhandrense.

“Em Dezembro do ano passado, adquirimos uma ambulância que o custo é todo suportado pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alhandra (AHBVA) e procedemos à modernização do fardamento com o apoio da Cimpor.

Deixamos, também, uma palavra de agradecimento a todo o corpo ativo, bem como aos voluntários pelo trabalho que desempenham e toda a dedicação e profissionalismo com que o fazem. À restante população, em geral, agradecer o apoio dado à AHBVA sempre que para isso são solicitados", concluiu.

Saiba mais na edição impressa de Junho da revista Vida Ribatejana

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
Voz-Rib-124x176mm_ONLINE-01.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 19 de agosto s.jpg

Contador de Visualizações

bottom of page