• Joel Balsinha

Grupo turco compra Cimpor por 700 milhões


A Cimpor foi vendida a um grupo cimenteiro turco por cerca de 700 milhões de euros. O negócio foi confirmado, esta semana, pelo grupo brasileiro que detinha a Cimpor Portugal e Cabo Verde. O grupo turco Oyak (comprador) compromete-se a manter “as estruturas humanas" que actualmente compõem a Cimpor, que tem a sua principal fábrica portuguesa instalada na vila de Alhandra. Os brasileiros da Camargo Corrêa anunciaram, em comunicado, que “a InterCement e a Cimpor assinaram com o Grupo Oyak um contrato que tem como objeto a venda de todos os ativos que compõem a Unidade de Negócio de Portugal e Cabo Verde.

Esta transação enquadra-se no plano de redução da dívida do grupo publicamente anunciado pela InterCement e pela Cimpor, em resposta à adversidade que se tem observado nos mercados da América do Sul, especialmente no Brasil”, lê-se na informação tornada pública. No início deste ano, o Voz Ribatejana teve conhecimento das negociações e de que esta operação de venda da Cimpor Cimentos de Portugal SA estaria para breve, algo que a empresa, detida na altura pela InterCement Participações SA (Camargo Corrêa), optou por não comentar, considerando que não alimentaria rumores de mercado. Contudo, a venda de todos os ativos que compõem a Unidade de Negócio de Portugal e Cabo Verde confirmou-se na passada sexta-feira.

O relatório de contas de 2017 da empresa referia prejuízos de 439,3 milhões de euros. A venda neste momento da Unidade de Portugal e Cabo Verde faz parte de um plano de redução da dívida do grupo publicamente anunciado. O grupo comprador, segundo apurámos, emprega cerca de 30 mil pessoas em 19 países e teve, no ano passado, um volume de negócios de 10,2 mil milhões de dólares. A aquisição deve-se a um “interesse estratégico de internacionalização e ao potencial que a agregação da Cimpor Portugal e Cabo Verde poderia ter num contexto de “know-how, operacionalidade, escala, posicionamento geográfico e capacidade exportadora”. Atualmente, a Oyak Cement é líder de mercado na Turquia.

Saiba mais na Edição impressa de 31 de Outubro do Voz Ribatejana

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 2126)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (93 88 50 664), Afonso Braz (93 66 45 773), Carlos Pinto (96 44 70 639)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (24 números) 12 euros - Resto da Europa - 1 ano 40 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300