Grupo turco compra Cimpor por 700 milhões

01/11/2018

A Cimpor foi vendida a um grupo cimenteiro turco por cerca de 700 milhões de euros. O negócio foi confirmado, esta semana, pelo grupo brasileiro que detinha a Cimpor Portugal e Cabo Verde. O grupo turco Oyak (comprador) compromete-se a manter “as estruturas humanas" que actualmente compõem a Cimpor, que tem a sua principal fábrica portuguesa instalada na vila de Alhandra. Os brasileiros da Camargo Corrêa anunciaram, em comunicado, que “a InterCement e a Cimpor assinaram com o Grupo Oyak um contrato que tem como objeto a venda de todos os ativos que compõem a Unidade de Negócio de Portugal e Cabo Verde.

 

Esta transação enquadra-se no plano de redução da dívida do grupo publicamente anunciado pela InterCement e pela Cimpor, em resposta à adversidade que se tem observado nos mercados da América do Sul, especialmente no Brasil”, lê-se na informação tornada pública. No início deste ano, o Voz Ribatejana teve conhecimento das negociações e de que esta operação de venda da Cimpor Cimentos de Portugal SA estaria para breve, algo que a empresa, detida na altura pela InterCement Participações SA (Camargo Corrêa), optou por não comentar, considerando que não alimentaria rumores de mercado. Contudo, a venda de todos os ativos que compõem a Unidade de Negócio de Portugal e Cabo Verde confirmou-se na passada sexta-feira.

 

O relatório de contas de 2017 da empresa referia prejuízos de 439,3 milhões de euros. A venda neste momento da Unidade de Portugal e Cabo Verde faz parte de um plano de redução da dívida do grupo publicamente anunciado. O grupo comprador, segundo apurámos, emprega cerca de 30 mil pessoas em 19 países e teve, no ano passado, um volume de negócios de 10,2 mil milhões de dólares. A aquisição deve-se a um “interesse estratégico de internacionalização e ao potencial que a agregação da Cimpor Portugal e Cabo Verde poderia ter num contexto de “know-how, operacionalidade, escala, posicionamento geográfico e capacidade exportadora”. Atualmente, a Oyak Cement é líder de mercado na Turquia.

 

Saiba mais na Edição impressa de 31 de Outubro do Voz Ribatejana

 

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Please reload

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Please reload

Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
Please reload

Contador de Visualizações

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 2126)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (93 88 50 664), Afonso Braz (93 66 45 773), Carlos Pinto (96 44 70 639)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (24 números) 12 euros - Resto da Europa - 1 ano 40 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300