Presidente da República “condecora” trabalhadores da Ogma

29/06/2018

O Presidente da República condecorou, esta sexta-feira, um dos mais antigos funcionários da Ogma, considerando que desta forma presta homenagem a todos os trabalhadores da empresa de Alverca. Marcelo Rebelo de Sousa participou na celebração do centenário da indústria aeronáutica. As comemorações prosseguem no sábado com uma “Jornada de Portas Abertas”, onde a Ogma espera reunir os seus cerca de 1700 funcionários e familiares. O chefe de Estado português explicou que normalmente as condecorações distinguem responsáveis políticos, empresariais ou culturais, mas que, neste caso, achou por bem realçar a contribuição das mais de 10 mil pessoas que, nestes 100 anos, trabalharam ou ainda trabalham na Ogma.

João Cêra, actualmente com 87 anos, entrou para as antigas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico em 1943 e manteve-se na empresa durante várias décadas. Agora foi escolhido para receber um galardão da Ogma, em representação de todos os trabalhadores da casa. E acabou por voltar ao palco da cerimónia para receber a condecoração atribuída por Marcelo Rebelo de Sousa. O Presidente da República explicou que, na noite anterior, enquanto viajava dos Açores para Lisboa, depois da visita aos Estados Unidos da América, foi pensando numa forma diferente de prestar homenagem à Ogma. “Dentro de algum tempo, a Ogma vai ser condecorada, mas hoje pareceu-me que o mais aconselhável era ter um gesto simbólico que demonstrasse aquilo que é a Ogma, porque sem os trabalhadores não haveria a Ogma.

Antes de daqui a meses condecorar a Ogma, entendi que primeiro devia condecorar um trabalhador, por uma vez havia um trabalhador condecorado pelo Presidente da República”, vincou o chefe de Estado, arrancando uma enorme salva de palmas das centenas de funcionários da Ogma que assistiam à cerimónia num dos 10 hangares da empresa. João Cêra fez, depois, questão de se juntar aos restantes funcionários, frisando que a medalha pertence a todos. “Isto não é meu, é de todos”, vincou. Antes já os presidentes da Ogma e da Embraer (grupo brasileiro que detém 65 por cento do capital da empresa de Alverca) haviam realçado a confiança que tem existido nas relações com o Estado português e as boas perspetivas de crescimento da Ogma num mercado internacional cada vez mais competitivo.

 

Saiba mais na edição impressa de 4 de Julho do Voz Ribatejana

 

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Please reload

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Please reload

Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
Please reload

Contador de Visualizações

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 2126)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (93 88 50 664), Afonso Braz (93 66 45 773), Carlos Pinto (96 44 70 639)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (24 números) 12 euros - Resto da Europa - 1 ano 40 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300